sexta-feira, 16 de março de 2012

Americano que cruza as Américas a pé perde burro parceiro de viagem

Parceiro de viagem do norte-americano Jonathan Dunham em sua jornada espiritual pelas Américas, o burro Judas morreu na quarta-feira (14), em Caçapava do Sul, na Região Sudoeste do Rio Grande do Sul. Juntos, eles percorriam o continente a pé há cinco anos. 
De acordo com o relato de amigos de Jonathan, o animal foi encontrado morto pelo próprio dono por volta das 7h da manhã, na altura do quilômetro 498 da BR-153, rodovia que liga Caçapava do Sul a Bagé. Ele havia fugido da propriedade onde estava e percorreu cerca de dois quilômetros.

saiba mais
O veterinário Ricardo da Rosa Teixeira, que fez amizade com o viajante, diz que Judas era bem tratado e aparentava estar em boas condições de saúde. Dias antes, ele foi levado para trocar uma ferradura. Ele suspeita que o burro tenha sofrido um distúrbio intestinal.
“Eu não cheguei a examiná-lo. O Jonathan não deixou fazer a necropsia. Pelo histórico do animal, suspeito de que ele tenha tido um mal súbito, em função de algum distúrbio gastro-intestinal. Em alguns lugares por onde eles passaram, não havia comida para o animal e ele se alimentava com o que o dono comia. Mas, como disse, é uma suspeita", disse o veterinário ao G1. A outra hipótese é de que o burro tenha sido vítima de um parasita.
O burro foi enterrado pelo próprio dono. Segundo Ricardo, a prefeitura da cidade chegou a oferecer uma retroescavadeira para cavar o buraco que serviria de cova para o animal, mas o americano preferiu fazer todo o trabalho sozinho.
Burro viagem (Foto: Marcelo Marques/farrapo.com.br)
Um dos moradores da cidade que acolheu o aventureiro em sua casa, Salém Alves, de 26 anos, diz que Jonathan está muito abalado com a morte do companheiro de viagem. “Ele está muito triste, quieto. Há muitos jornalistas querendo entrevistar ele, mas ele não quer falar com ninguém. Ele ainda não sabe se vai continuar a viagem”.
Conforme Ricardo, moradores da região se dispuseram a ajudar Jonathan a conseguir outro animal para seguir sua jornada de "autoconhecimento e meditação", como o americano define. Porém, ele recusou.
A dupla viajava junto há cinco anos. Jonathan ganhou Judas de presente de um fazendeiro durante sua passagem pelo México. Desde então, os dois têm percorrido a América Latina. O animal carregava barraca, livros, peças de roupa e mantimentos. As aventuras de Jonathan e Judas ganharam até uma diário na internet, na página www.estatravesia.com.
Bioquímico pós-graduado, o americano de 37 anos está desde 2002 na estrada. Ele já percorreu mais de 18 mil quilômetros, da América do Norte, passando pela América Central, até a América do Sul. Sempre a pé. Seu próximo destino era a cidade de Bagé, na região da fronteira. Ele passaria ainda por Uruguai, Argentina e Chile, de onde voltaria para os Estados Unidos, em 2014.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário