sábado, 10 de março de 2012

Antônio Conselheiro - Quixeramobim fará homenagens especiais


Câmara de Vereadores da cidade quer aprovar o dia do nascimento de Antônio Conselheiro, 13 de maço, como feriado
Quixeramobim Para muitos pesquisadores da vida e morte de Antônio Conselheiro, reconhecido por eles como mártir da Guerra de Canudos, a Câmara de Vereadores de Quixeramobim
começa a reparar a história desse personagem ao longo dos anos, mitificado pelos relatos da época, como uma ameaça aos interesses da República, sendo alvo de uma reação armada, culminando com a morte de milhares de sertanejos no arraial de Belo Monte, no interior da Bahia. Na última sessão da Casa Legislativa Municipal, seus representantes escolheram os novos agraciados com a "Comenda Antônio Conselheiro". Na próxima sessão, deverão aprovar o dia do nascimento de Conselheiro como feriado municipal.

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Roberto Mota Almeida, a distinção especial será entregue na terça-feira, 13 de março, dia do aniversário de nascimento de Conselheiro. A comemoração será realizada na Casa onde o líder messiânico morou. A outorga tem como objetivo homenagear figuras ilustres que marcaram história na municipalidade. Os agraciados relacionados para receberem a comenda neste ano são Marcílio Maciel, descendente familiar de Antônio Vicente Mendes Maciel (o Conselheiro); o historiador Ismael Pordeus (em memória), representado pelo filho Ismael Pordeus Junior, pesquisador da Universidade Federal do Ceara (UFC); e o pesquisador Oswaldo Costa, ex-coordenador de Cultura do Município.

Na quarta-feira, 14, um dia após a data de nascimento de Antônio Conselheiro, a Câmara de Quixeramobim deve se reunir novamente. Na sessão ordinária, deve votar pela aprovação do Projeto de Lei que estabelece o "Dia de Antônio Conselheiro" na Comissão de Constituição e Justiça, como feriado municipal. O presidente da Casa Parlamentar, Carlos Mota, confirma o propósito. Todavia, o feriado será celebrado somente a partir do próximo ano, 2013, como havia sido previsto inicialmente.

O autor da lei, vereador Everardo André de Souza Junior, líder do Governo Municipal na Câmara, assegurou empenho do prefeito Edmilson Junior, em agilizar a sanção da lei e, assim, garantir sua primeira comemoração na data prevista. Na opinião de Everardo Júnior, a decretação do feriado fortalecerá o personagem histórico Antônio Conselheiro, o transformando também em um herói municipal.

A iniciativa da criação do feriado surgiu na III Conferencia de Cultura de Quixeramobim realizada no mês passado. A proposta foi bem recebida e, desde então, sua aprovação é aguardada com expectativa, conforme divulgado da edição do Diário do Nordeste de 24 de fevereiro. Dentre os muitos entusiastas da criação do feriado está o historiador e jornalista Adauto Leitão.

"A representação cidadã quixeramobinense e o meio intelectual cearense esperam com grande motivação que a lei possa enfim realizar oficialmente este marco para historicidade brasileira", afirma Leitão.

FIQUE POR DENTRO
Conselheiro é reconhecido por suas pregações
Antônio Vicente Mendes Maciel é o verdadeiro nome do beato Antônio Conselheiro. Ele nasceu no dia 13 de março de 1830, na Vila do Campo Maior, atual Quixeramobim. Conselheiro faleceu no dia 22 de setembro de 1897, no arraial de Canudos, um vilarejo no sertão da Bahia, enfrentando uma sangrenta batalha contra as tropas do exército da República. Com seu carisma e pregações messiânicas por onde passava, Conselheiro atraiu milhares de seguidores, entre lavradores retirantes da seca, índios e escravos recém-libertos, unidos na crença numa salvação milagrosa que os pouparia do dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social. Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo providências contra Conselheiro e todos os seus seguidores.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário