segunda-feira, 12 de março de 2012

Ceará - Vitória que caiu do céu


Vovô joga mal, é alvo de duras críticas da torcida, mas vence o Ferroviário com um gol solitário de Rogerinho
É comum no futebol o discurso de que o mais importante é vencer, mesmo que seja jogando mal. O Ceará levou à risca o ditado, superando a duras penas o Ferroviário por 1 a 0 ontem à tarde no Presidente Vargas.

No entanto, a torcida alvinegra não quis saber do surrado discurso e vaiou muito o time. A diretoria do Vovô e o técnico Lula Pereira também não foram poupados, sendo alvo da ira das torcidas organizadas.

Menos mal que o time terá uma rara folga no meio de semana, já que eliminou uma data da Copa do Brasil ao vencer o Gama por 2 a 0 no 1ª jogo.


Com 30 pontos, o Vovô continua em terceiro no Estadual, perdendo nos critérios de desempate para o Horizonte e a oito pontos do líder Fortaleza. Já o Ferrão, com 11, está em nono lugar, colado no Z-3. O Peixe visita o Trairiense na quarta-feira em busca de reabilitação.

Ontem no PV, o que se viu em campo foi o inverso do que a classificação indica. O Ferroviário ignorou sua posição desconfortável e jogou sua melhor partida no campeonato. Seguro, saindo rápido para o ataque e tocando bem a bola, o time coral foi mais perigoso que o Ceará no primeiro tempo.

O corais Jânio Daniel, Everton e Rafinha chegaram perto de marcar, mas quando Fernando Henrique não defendeu, a bola raspou a trave.

O Ceará, muito desorganizado em campo, errava muitos passes, e as únicas válvulas de escape do time, Rogerinho e Apodi, erravam todas as tentativas de criar alguma coisa. Mota e Felipe Azevedo estiveram apagados.

Em todo primeiro tempo, as duas únicas chances de gol do Ceará foram em chutes de Romano, que Handerson pegou aos 14, e de Mota, aos 32, acertando a trave em chute esquisito.

A diminuta produção alvinegra, com cruzamentos imprecisos e raras finalizações, fez a torcida começar a vaiar o time ao fim do primeiro tempo. Integrantes de torcidas organizadas chegaram a pedir a saída da diretoria e do técnico Lula Pereira.

Gol solitário

A manifestação durou até boa parte do segundo tempo, no qual o Ceará, se não apresentou um primor de futebol, pelo menos foi melhor que o Ferroviário. O time coral não conseguiu manter o ritmo e foi dominado.

Ainda mais quando Lula Pereira deixou a equipe com quatro atacantes, colocando Romário e Misael. Ousadia que deu certo, com o ataque ficando mais produtivo e o gol saindo logo depois. Aos 31, Misael acertou passe para Rogerinho, que chutou forte, de fora da área, para vencer o goleiro Handerson.

O Ceará ainda perdeu boas chances com Romário, que chutou forte para defesa de Handerson, e Felipe Azevedo, que após bela jogada individual, acertou a trave, mas o placar mínimo mantinha a tensão da partida e o Ferroviário no jogo.

O time coral poderia ter empatado aos 47 minutos, mas o meia Jean perdeu um gol inacreditável, chutando no travessão em lance que já não tinha goleiro.

Ao fim da partida, a reação das duas torcidas foi inversa ao resultado. Enquanto a torcida do Ferroviário reconheceu a boa atuação do time - chamando os jogadores de guerreiros -, a do Ceará, descontente com a atuação ruim do time, vaiou os comandados de Lula Pereira.

Ficha técnica

Ceará 1
Fernando Henrique, Apodi (Misael), Erivélton (Romário), Daniel Marques e Romano (Geovane); Heleno, Bruno, Juca e Rogerinho; Mota e Felipe Azevedo.
Técnico: Lula Pereira

Ferroviário 0
Handerson, Everton (Helton), Agnaldo (Eduardo), Anderson Borges e Felipe Cauan; Nego, Jardel, Marcelinho e Rafinha; Canga e Jânio Daniel (Jean). Técnico: Flavio Mendes


Campeonato Cearense 2012
Local: PV, em Fortaleza (CE)
Data: 11 de Março de 2012
Árbitro: Avelar Rodrigo
Assistentes: Thiago Brígido e João Lucas Renda: R$ 133.885.
Público: 10.481 pagantes
Gol: Rogerinho (31/2T)
Cartões Amarelos: Heleno, Fernando Henrique e Daniel Marques (CEA), Agnaldo, Jardel (FER)

Campanha leva crianças ao PV
As crianças do Lar Davis, uma das instituições apoiadas pela Campanha Doação Campeã, organizada pelo Sistema Verdes Mares e pela Nacional Gás, estiveram ontem no PV para acompanhar o Clássico da Paz.

Os pequenos entraram em campo com a camisa da Campanha Doação Campeã e classificaram como "inesquecível" a chance de participar de um evento esportivo. "É um sonho estar em um estádio de futebol. Nem eu, nem qualquer outra criança aqui tínhamos vindo. Só temos a agradecer por essa oportunidade", declarou Francisca Carliane Nascimento, de 15 anos.

Agradecimento

Para a coordenadora do Lar Davis, Maria da Penha, as doações que a instituição receberá ao fim da campanha serão essenciais para a continuidade do trabalho assistencial. "É muito importante sermos agraciados nessa campanha, pois precisamos do apoio da sociedade. Vivemos exclusivamente de doações, e o Sistema Verdes Mares e a Nacional Gás têm contribuído muito conosco", agradeceu.

"A alimentação ainda é um peso maior para manter uma instituição como a nossa. Temos 67 crianças para cuidar e toda ajuda é bem-vinda. Todas estão vivendo um momento único em um estádio de futebol", disse.

Até o momento, foram arrecadadas na Campanha Doação Campeã duas toneladas e meia de alimentos. Em média, 11% do público das partidas está participando das doações, o que já supera a meta estimada antes da campanha, de que 10% do público doasse. No clássico de ontem no PV, 400 latas de leite foram doadas por um único torcedor.

Cinco jogadores contratados
O vice-presidente do Ceará, Robinson de Castro, confirmou ontem a contratação de cinco jogadores para reforçar o elenco para a sequência do Estadual.

O goleiro Luiz Cetin, o lateral-esquerdo Márcio Careca, os volantes Carlos Alberto e Régis, e o atacante Lima farão exames médicos hoje pela manhã e devem ser apresentados à tarde na sede do clube.

Quatro jogadores - Cetin, Márcio Careca, Régis e Lima - assinaram vínculos com o Ceará até o fim do ano. Apenas Carlos Alberto tem contrato com o Vovô por um período de quatro meses.

As cinco contratações fecham o ciclo de reforços para o Estadual. A partir de agora, a diretoria só reforçará o time para a Série B, que começa em maio.

"Estamos trabalhando, já fazendo contatos e assinando alguns pré-contratos. O time será reforçado para a Série B. As contratações para o Estadual foram encerradas com estes jogadores que chegaram", declarou.

O técnico Lula Pereira elogiou as contratações feitas pela diretoria. "Estou feliz pelo trabalho que a diretoria está fazendo para reforçar o time. Precisamos de peças, de um elenco grande, pois as lesões e suspensões são muitas no Estadual, pela maratona de jogos. Isso tem nos atrapalhado. Espero que estes jogadores deem um suporte que precisamos", declarou.

Protesto

Sobre o protesto da torcida, a diretoria do Vovô considerou uma reação normal, apesar de alguns excessos. "O futebol é assim. Quando o resultado não vem ou o time não joga bem, a torcida reage assim. Claro que alguns excessos ocorreram, como protestarem contra o Evandro (presidente), que merecia ser reverenciado por tudo que fez pelo Ceará. Mas a torcida está no direito de protestar. Até eu, quando o time não convence, tenho o que criticar. Mas a torcida pediu reforços e anunciamos logo cinco", finalizou Robinson de Castro.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário