quinta-feira, 1 de março de 2012

Chuvas de fevereiro superam média

Iguatu Os últimos dias de fevereiro foram marcados por redução das chuvas no Ceará. Entre a última terça-feira e ontem, choveu em 81 Municípios, mas a maioria das ocorrências foi com índice pluviométrico reduzido. A maior precipitação foi registrada em Paracuru, com 75mm. Em fevereiro, a média de chuvas (157mm) ficou um pouco acima da média histórica, que é de 156,4mm, mas inferior ao mesmo período de 2011, quando foram registrados 188mm.

No sertão cearense, os agricultores aproveitam a terra úmida e o sol que se abre durante o dia para o plantio de culturas tradicionais de milho, feijão, arroz e de sorgo forrageiro. A quadra invernosa ocorre de fevereiro a maio e o tempo é de preparar o solo e cultivar as sementes.


No campo, animados com a retomada das chuvas na segunda quinzena de fevereiro, os produtores rurais já iniciaram o plantio de sequeiro - aquele que depende exclusivamente das chuvas. "Estamos confiantes que teremos um bom inverno", disse o agricultor Francisco Moreira, que plantou dois hectares de milho e feijão, na localidade de Riacho do Meio, em Icó.

No sítio Canto, zona rural de Cedro, os produtores rurais estão animados, fazendo o cultivo de grãos nas terras úmidas. "Esperamos que, em março, chova bem porque já plantamos toda a roça", disse o agricultor Pedro Araújo. Na localidade de Mutuca, zona rural de Jucás, o produtor Carlos Queiroz aguarda a ocorrência de um veranico para fazer o plantio de milho e sorgo forrageiro. "A terra está muito encharcada e ainda não dá para plantar", explicou. "É preciso passar uns quatro ou cinco dias sem chover para ter condições de fazer o plantio".

Segundo a Funceme, as dez maiores chuvas verificadas ocorreram em Paracuru (75mm), Paraipaba e São Gonçalo (59mm), Itarema (51mm), Ipueiras (49mm), Itapipoca (35mmm), Ubajara (34mm), Aracoiaba, Aratuba e Trairi (30mm).






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário