quinta-feira, 1 de março de 2012

Comissão Interdisciplinar de Professores da UFC visitam o Sertão Central


Visita em Quixadá acontecerá na manhã dessa quarta-feira na Cooperativa de Crédito do Sertão Central.
Uma comissão composta de quatro professores da Universidade Federal do Ceará – UFC fará uma visita de três dias ao Sertão Central cearense, com o propósito de conhecer melhor os arranjos produtivos e vocações econômicas desse território. A missão faz parte do Projeto de Monitoramento e Avaliação de Territórios Rurais Cearenses, constituído a partir da parceria celebrada entre Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e UFC, e em execução desde agosto de 2010. Esse o projeto tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento do Território a partir da gestão de informações, do monitoramento e avalição dos diversos processos estabelecidos e vivênciados nesse espaço.

Objetivando aproximar o conhecimento científico da academia com a realidade e necessidades do Território da Cidadania – Sertão Central, incorpora a essa comitiva os professores Germano Augusto e Pedro Zione, ambos do Departamento de Zootecnia, a profa. Juliane Döering Gasparin Carvalho do Departamento de Tecnologia de Alimentos e o prof. José Newton, da Economia Agrícola.
A visita inicia-se nessa quarta-feira, 29, em Quixadá, conhecendo a caprinocultura leiteira, atividade que vem evoluindo não apenas nesse município, mas também em Banabuiú, Choró e Piquet Carneiro. Para conhecer melhor as potencialidades, dificuldades e, construir propostas de superação acontecerá uma reunião com a equipe de professores e técnicos do Território na Cooperativa de Crédito do Sertão Central – COCRESCE (Por trás da feira de frutas).
Outro tema relevante que será discutido na parte da tarde será o aproveitamento do rejeito da semente de mamona para desenvolvimento de ração animal. O que sobra, após a extração do óleo, pode ser transformado em torta de mamona alimento animal rico em proteínas. O espaço de discussão será as instalações da Indústria de Óleos Vegetais – OLVEQ, em Quixadá.
Na quinta-feira, 01/03, a equipe de professores e técnicos visitará o município de Milhã, segundo maior produtor de leite bovino do Território, e se encontrará com presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, secretário e técnicos da Secretaria de Agricultura do Município. A proposta é conhecer o potencial produtivo, o beneficiamento do leite junto às queijeiras e discutir as dificuldades enfrentadas pelos produtores/as.
Em Senador Pompeu acontecerá uma reunião para discutir a cadeia produtiva do mel. A apicultura é uma atividade que vem ganhando proporções no Sertão Central e é necessária atenção especial para essa atividade. Nesse município acontecerá uma reunião na Sede da Cooperativa COSENA, contando com a presença do presidente Valdizar, Roberto (presidente da associação de apicultores) e Tony Júnior, consultor do Instituto de Revitalização para o Trabalho – IRT conduziu o processo de elaboração do diagnóstico e do plano de trabalho para apicultura no Sertão Central.
Por fim, na sexta-feira, dia 02, acontecerá uma visita ao Assentamento Carqueja, no município de Quixeramobim. Será conhecido o projeto da Unidade de Beneficiamento de leite bovino que em breve estará em funcionamento e ampliará a geração de trabalho e renda na comunidade. Técnicos do SETAH e do Projeto Dom Helder Câmara que prestam assessoria ao assentamento acompanharão essa visita.
Diante de tantas possibilidades que convergem para o desenvolvimento do Território, procura-se com essa missão técnica perceber as potencialidades, identificar as dificuldade e construir coletivamente os caminhos de superação.
O Território da Cidadania Sertão Central - CE abrange uma área de 16.158 Km² e é composto por 13 municípios: Milhã, Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. A população total do território é de 364.631 habitantes, dos quais 170.582 vivem na área rural, o que corresponde a 46,78% do total. Possui 28.808 agricultores familiares, 2.096 famílias assentadas e 1 comunidade quilombola. Seu IDH médio é 0,63
Mais Informações
Francisco Rosângelo Marcelino da Silva
Silvano Martins de Freitas
Célula de Acompanhamento e Informação do Território Sertão Central - CAI – Sertão Central - (88) 9910-8519 / 9633-5413E
mail: celulasertaocentral@hotmail.com





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário