quinta-feira, 8 de março de 2012

Corpo de Bin Laden não foi lançado ao mar segundo Wikileaks


De acordo com revelações da Wikileaks publicadas no jornal espanhol "Público", o corpo de Osama Bin Laden (ex-líder da Al Qaeda), não foi lançado ao mar, como foi divulgado pelas autoridades americanas. A revelação afirma que o corpo foi na verdade levado pelos Estados Unidos por meio de uma avião da CIA (agência de investigação do país).
O jornal Público, e outros do mundo todo, tiveram acesso à e-mails confidenciais da Stratfor Global Intelligence, que se trata de uma empresa privada de segurança conhecida como "CIA na sombra". O conteúdo do e-mail revela que o suposto sepultamento do ex-líder da Al Qaeda em alto mar nunca aconteceu. Um dos diretores da Stratfor Global Intelligence, com sede no Texas, Fred Burton, diz na mensagem confidencial que foi informado sobre a chegada do corpo. O título da mensagem é "OBL", onde o jornal espanhol interpretou como "Osama Bin Laden".

No email seguinte, Fred Burton escreve "(alpha) O corpo está a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA". De acordo com o Jornal Público, o significado da palavra 'alpha' na mensagem enviada caracteriza a informação como "limitada a uma reduzida cúpula de máxima responsabilidade na corporação". Segundo informações adicionais na matéria, o jornal afima que há uma base da Força Aérea dos Estados Unidos em Dover.
Em outro trecho, Burton indica que em seguida o corpo iria para o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda, próximo à Washington.
Em determinado momento das mensagens, Burton indica que o fato do corpo ter sido supostamente jogado no mar é um completo despropósito. Ele ainda declara que o corpo de Bin Laden é como uma cena do crime onde seria necessária a coleta de impressões digitais, fotografias e DNA e que, seria inconcebível que o FBI e o Departamento de Justiça o atirasse no mar.
A versão do Governo dos Estados Unidos é de que o corpo teria sido enrolado em um sudário branco, colocado em uma bolsa carregada de pesos e jogada ao mar, numa tentativa de seguir o ritual islâmico tradicional. Osama Bin Laden foi assassinado por um comando especial de forças americanas em 2011 em Abbottabad, no Paquistão.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário