sexta-feira, 23 de março de 2012

'Ninguém dirige o Chico', diz diretor de filme de 2010 com o humorista



Chico Anysio nos bastidores de o Auto da Camisinha, último filme com a participação do humorista. (Foto: Clébio Veriatro/Arquivo Pessoal)Chico Anysio nos bastidores de ''O Auto da Camisinha'', filme rodado no Ceará com a participação do humorista (Foto: Clébio Veriatro/Arquivo Pessoal)
"A gente não dirige o Chico Anysio, só dá o tom, ele era um ator completo", diz Clébio Viriatro, diretor de um dos últimos filmes com a participação do humorista Chico Anysio, que morreu nesta sexta-feira (23).  ''O Auto da Camisinha'' foi rodado no Ceará em 2009 e exibido em 2010 em alguns cinemas. O filme faz parte de uma campanha para estimular o uso de preservartivos e foi realizado com apoio do Ministério da Saúde.
Em ''O Auto da Camisinha'', Chico é um ator de teatro que estimula, em uma peça, o uso de preservativos. A peça é avaliada pela ONU, segundo o diretor, e pode dar à cidade fictícia Joatama, no sertão cearense, o título de Patrimônio Folclórico da Humanidade. Neste ano, o filme vai ser exibido em Genebra, na Suíça.

saiba mais
O ''Auto da Camisinha'' é também o primeiro filme cearense com a participação do humorista cearense. Clébio Viariatro, quando dirigia as primeiras cenas do filme, perguntou a Chico porque ele nunca havia rodado outro filme cearense antes: "Ninguém nunca me convidou. Você foi o primeiro", respondeu Anysio, diz Clébio.
"Eu pensei muito em quem seria o ator do filme. Chico é unanimidade nacional, e ele seria ideal para fazer um personagem que tenta acabar com o preconceito", diz o diretor. Clébio conta que fez a proposta, enviou o roteiro e 10 dias depois teve a resposta. "Nos bastidores ele era sempre muito bem humorado, generoso, é um traço do sertanejo. Ele não perdeu essa ternura", diz.
Chico Anysio morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário