segunda-feira, 12 de março de 2012

Eleitorado - Divergências de números no Ceará


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não atualizou os dados dos eleitores referentes ao mês de fevereiro. A atualização é feita mensalmente, mas consulta realizada ontem no sítio do TSE na Internet permaneciam informações referentes a janeiro. Em relação ao Estado do Ceará algumas informações apresentam inconsistência, se comparadas aos números apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral que faz a atualização do eleitorado, por município, diariamente.

As informações do TRE indicam que o Ceará conta com 5.999.297 eleitores, conforme arquivo gerado no dia 10 de março de 2012. Os dados do TSE, relativos ao mês de janeiro deste ano, apontam para um eleitorado de 5.920.205 eleitores, sendo a diferença de 79.092 eleitores no espaço de apenas um mês.


Quando o TSE apresentar o eleitorado atualizado até fevereiro, será menor que o atual, fornecido pelo TRE, porque não serão levados em consideração os 10 dias de março contabilizados pelo TRE e também porque serão excluídas as transferências de eleitores cearenses para outros Estados, pois o cruzamento das informações sobre transferência é processado pelo TSE.

Números

Mesmo assim, os números apresentados pelo TSE levam a crer na existência de erros em função da grande diferença existente entre os dados do TSE e do TRE. Na consulta ao quantitativo de eleitores fornecida pelo TSE consta que o Município de Reriutaba é o que tem menor número de eleitores no Estado, com apenas 1.626 inscritos. Na realidade, nenhum município do Ceará tem essa quantidade de eleitores e as informações do TRE asseguram que 15.597 eleitores estão aptos a votar naquele município.

Algo semelhante acontece com o município de Varjota, pois nas informações do TRE consta com 14.023 eleitores no dia 10 de março e os dados do TSE mostram que em janeiro deste ano tinha apenas 3.732 eleitores. Em Pacatuba, por exemplo, a diferença nos dados do TRE para os do TSE chega a 10.217 eleitores, enquanto que o TRE indica a existência de 41.725 eleitores o TSE registra 31.508 eleitores.

Embora em menor proporção, em relação ao Município de Tarrafas também existe diferença na quantidade de eleitores porque o TRE informa a existência de 7.126 eleitores e o TSE diz que são apenas 4.384 inscritos. Levando-se em consideração que os dados do TRE estão atualizados até 10 de março e os do TSE são de janeiro é natural a constatação de crescimento no eleitorado até porque estamos em um ano de eleições.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário