sábado, 24 de março de 2012

'Fina Estampa': Tereza Cristina ressurge do fundo do mar para assombrar Griselda



Griselda é surpreendida pelo retorno de Tereza Cristina, na última cena de 'Fina Estampa' Griselda é surpreendida pelo retorno de Tereza Cristina, na última cena de 'Fina Estampa' (Divulgação/TV Globo)
Último capítulo de Fina Estampa marcou 47 pontos de média no Ibope, segundo o autor da trama, Aguinaldo Silva, postou no Twitter

A vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) saiu ilesa no fim de Fina Estampa. Após fugir da polícia no barco de Pereirinha (José Mayer) e desaparecer em meio a uma tempestade no mar, a perua má ressurgiu na última cena da novela para assombrar a heroína e arquiinimiga Griselda (Lilia Cabral). O sumiço de Pereirinha e Tereza Cristina foi um daqueles mistérios fantásticos de Aguinaldo Silva: não se viu nem rastro do barco, depois de o pescador desafiar Netuno -- de tanto ele chamar, o deus do mar teve seu nome incluído nos trend topics nacionais, a lista dos assuntos mais comentados pelo Twitter no Brasil. “Me leva para passear no fundo do mar”, gritava Pereirinha antes de desaparecer. 

Dada como morta, só no último minuto Tereza Cristina retorna a Fina Estampa. Na cena final, Griselda atravessa a rua e quase é atropelada por um carro. Eis que o passageiro do banco de trás abre a janela e Pereirão dá de cara com a inimiga, de cabelos pretos e uma mecha branca a la Morticia Adams, que solta uma gargalhada antes de o sinal abrir. Apavorada, Grisalda tira uma incrível chave de grifo da bolsa e a empunha enquanto sai correndo pela rua atrás do carro. 
Reprodução

Assim como não se sabe ao certo o que aconteceu com Tereza Cristina durante sua fuga marítima com Pereirinha, Fina Estampa chegou ao fim sem a solução de muitos mistérios. O autor Aguinaldo Silva não entregou a identidade do namorado secreto de Crô (Marcelo Serrado), embora tenha deixado claro que não era o motorista Baltazar (Alexandre Nero) e a situação conjugal de Griselda (Lilia Cabral). 
Aguinaldo Silva preferiu abusar das autorreferências. De frente para a câmera, Crô informa que não irá dizer “quem é o dono" da taguagem de escorpião que ocupa a sua cama e emenda: “É um segredo como o da caixa de Perpétua de Tieta. Não vou dizer”.

Nazaré Tedesco, a vilã de Renata Sorrah em
Senhora do Destino (2004), também foi citada no último capítulo. Tereza Cristina mata o capanga Ferdinand eletrocutado, ao jogar o secador ligado na banheira do motel. Ao vê-lo agonizando no melhor estilo filme de terror de quinta categoria, a perua diz, “Obrigada mais uma vez, Nazaré Tedesco”. Em Senhora do Destino, Naza joga o ventilador na piscina do motel e mata o taxista Gilmar (Roberto Bontempo).
 
A disputa de Guaracy (Paulo Rocha) e René (Dalton Vigh) pelo coração de Griselda também ficou sem um desfecho. Uma discreta troca de olhares entre René e Vanessa (Milena Toscano) dá a entender que o chef de cozinha preferiu ficar com a recepcionista. O coração de Pereirão bateu forte mesmo durante seu discurso como paraninfa na formatura de Antenor (Caio Castro). “Não é o diploma que faz o homem, mas o valor que ele dá ao trabalho.” Ligada na trama e no Twitter, a arquiteta e ex-Mulheres Ricas Brunete Fraccaroli elogiou "Pereirão, uma liçao de vida!!"

A ode ao valor do trabalho foi repetida no desfecho do mordomo Crô. Com Tereza Cristina dada como morta, René e os filhos se juntam para ler o testamento da milionária e descobrem que Crô herdou a mansão e metade de sua fortuna. “Valeu a pena você ter cheirado tanto tempo o rabo da lacraia”, disse a empregada Marilda (Katia Moraes).


Aplaudido pelo público, Crô protagonizou uma das melhores cenas do último capítulo da novela. Desesperado ao perceber que sua Divina Ísis fugiu, ele se tranca dentro do armário. Baltazar se compadece do sofrimento do colega e faz uma declaração torta de amor. “Estou aqui te pedindo para sair do armário. Ou melhor, estou te implorando, porque a vida não tem a menor graça sem você aqui fora.”
Reprodução


A frase, na verdade, é mais do que a redenção do homofóbico Baltzar, é um recado de Aguinaldo Silva aos críticos de Crô que desaprovam seu jeito “pintoso” de ser. Montado na fortuna, o mordomo cria o Centro de Amparo ao Homossexual Pintoso. “É o gay que mais precisa de ajuda por que é discriminado pelas próprias bibas.” O Centro de Amparo entrou para os trend topics nacionais -- a novela dominou os tuítes brasileiros enquanto era exibida e chegou a ser um dos assuntos mais comentados do mundo.

Comentários célebres – Algumas celebridades comentaram o fim de Fina Estampa no Twitter. “Tereza Cristina explodindo portas com Louboutin!! Uau”, escreveu Narcisa Tamborindeguy depois de ver Tereza Cristina dando um pontapé na porta do cativeiro de Griselda, que foi sequestrada no penúltimo capítulo.

“Que barquinho é este, Tereza Cristina?”, quis saber Val Marchiori sobre a fuga da vilã no barco pequeno e velho de Pereirinha. "Um brinde ao Crô!Que nunca nos falte o Supérfluo!! Kkkk", escreveu depois, quando o mordomo enriqueceu. "A Cro tá Milionária!! Rycaaaaaaa querida!!kkkkkkkkkk", engrossou o coro Geisy Arruda.

O apresentador Luciano Huck mostrou ser noveleiro e tuitou sobre a cena em que Crô entrou no armário. “Crô, o novo Harry Potter. Foi morar no armário.” 





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário