segunda-feira, 19 de março de 2012

Fim de semana - Três fugas nas DPs e 21 presos estão de volta às ruas

Clique para Ampliar
Patrulhas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foram acionadas e realizaram a escolta dos presos para outras unidades
 
Atualmente, cerca de 750 detentos estão recolhidos nos xadrezes das delegacias da Grande Fortaleza
A fragilidade dos xadrezes das delegacias da Grande Fortaleza (Capital e região metropolitana) ficou evidenciada, mais uma vez, neste fim de semana com o registro de três fugas e 21 presos de volta às ruas para a prática de crimes. A situação da superlotação nas DPs foi alvo de reportagem do Diário do Nordeste neste sábado (17) e revelou que cerca de 750 detentos se aglomeram nas delegacias, representando um número 300 por cento acima da capacidade.


A última fuga foi registrada na tarde de ontem no 2º DP (Aldeota), quando nove detentos escaparam depois de serrar as grades e fugir pelo telhado da carceragem. No momento em que a saída dos presos foi percebida, apenas a delegada plantonista Cândida Brum, um inspetor e um escrivão estavam na DP.

Como a delegacia está situada ao lado da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), rapidamente policiais militares chegaram ao local mas, somente os nove presos que não quiseram fugir, permaneciam no xadrez. Os demais fugiram pela Rua Silva Paulet em direção a Praia de Iracema. Dois homens foram detidos como suspeitos de serem os foragidos, mas acabaram liberados.

Transferência
O supervisor de Policiamento da Capital (CPC), major PM Océlio Alves, compareceu ao 2º DP e determinou que patrulhas do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), sob o comando do capitão Vasconcelos, realizassem vistoria nas celas e escoltassem o ônibus com os presos até a sede da Delegacia Geral, no Centro. Os detentos permaneceram na Delegacia Geral apenas enquanto o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Harley Alencar, providenciava o conserto das grades da delegacia.

O mesmo procedimento foi realizado durante a manhã de ontem no 7º DP (Pirambu). Ali, durante a madrugada, quatro presos escaparam e 12 permaneceram. Durante a manhã de sábado a fuga ocorreu no 20º DP (Acaracuzinho), em Maracanaú. Oito presos fugiram depois de render o policial civil.

Antes dos três casos registrados durante o fim de semana, uma fuga em massa foi evitada na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e três presos foram detidos quando colocavam em prática o plano criminoso.

Em entrevista ao jornal na última sexta-feira, o diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, afirmou que a situação nas DPs é decorrente da falta de vagas nos presídios.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário