sexta-feira, 16 de março de 2012

George Clooney é solto nos EUA após protesto contra governo do Sudão


O ator George Clooney após sua soltura nesta sexta-feira (16) em Washington (Foto: AP) 
O ator e diretor de cinema George Clooney foi solto após pagamento de fiança nesta sexta-feira (16), horas após ter sido levado algemado a uma delegacia, acusado de invadir a embaixada do Sudão, em Washington, em um protesto contra as ações do presidente Omar al Bashir.
Clooney, seu pai Nick e outros ativistas ignoraram três alertas policiais para deixarem a área da embaixada e foram levados algemados em uma van do Serviço Secreto.
saiba mais
"Precisamos de ajuda humanitária para evitar que o Sudão vivencie a pior crise humanitária do mundo. Imediatamente", disse.

Clonney fez duras criticas ao presidente sudanês e exigiu que o governo "pare de matar e atacar indiscriminadamente homens, mulheres e crianças".

O
George Clooney é levado preso em frente à Embaixada do Sudão em Washington (Foto: AP)
Na manifestação, organizada pela National Association for the Advancement of Colored People (NAACP), também participaram o presidente da entidade, Ben Jealous, e o congressista democrata Jim Moram.
Os manifestantes denunciaram bombardeios, violência e o uso de comida como 'arma de guerra' que estariam sendo realizados pelo governo do Sudão 'contra homens, mulheres e crianças' no sul da região de Cordofão, uma área de fronteiras pouco definidas entre o Sudão e seu vizinho Sudão do Sul.
O ator tem se tornado um fervoroso militante pela causa do país africano, denunciando a crise humanitária que assola as regiões fronteiriças entre o Sudão e o Sudão do Sul.
Na quinta,  ele esteve na Casa Branca para tratar do tema com o presidente Barack Obama.
Após a reunião, ele disse que pediu a Obama que convença a China a unir-se à pressão internacional sobre o governo sudanês com o objetivo de permitir que as forças de socorro entrem na fronteira sul do país, castigada pela fome.
 

Nesta semana, o ator também esteve na Comissão de Relações Internacionais do Senado para falar sobre o tema.
Clooney viajou recentemente a Kordofan do Sul, um estado do Sudão onde os combates entre o exército de Cartum e os rebeldes favoráveis a uma anexação com o Sudão do Sul levaram à fome.
De volta aos Estados Unidos, o ator acusou o governo de Cartum de crimes de guerra, falando ante uma comissão do Senado.
Crítico de longa data do governo do Sudão pelo conflito separatista em Darfur, Clooney disse à comissão do Senado que o presidente Omar al Bashir e seus colaboradores estão "provando ser os maiores criminosos de guerra deste século até o momento".
O Sudão do Sul se tornou independente em julho do ano passado, depois de duas décadas de guerra civil. No entanto, outro conflito separatista explodiu pouco depois em Kordofan do Sul e perto do estado de Nilo Azul, no qual Cartum combate contra os insurgentes, uma vez aliados aos ex-rebeldes que agora governam o Sudão do Sul.
Clooney teve os braços amarrados por um lacre (Foto: Win McNamee/Getty Images/AFP)



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário