domingo, 25 de março de 2012

Influência de Lula deverá render resultados também em Fortaleza


A meta dos petistas é garantir vitória na sucessão da prefeita Luizianne Lins. Para isso, deverão contar com uma ajuda de peso: o ex-presidente Lula, que nas eleições de 2006 obteve 83% dos votos válidos ena capital cearense
Luizianne deverá contar com a ajuda de Lula para eleger seu sucessor
Maior Capital governada pelo PT no País atualmente, Fortaleza é considerada prioridade pela cúpula nacional do partido quando o assunto é a manutenção do comando da sigla na gestão do município.


A ideia do PT regional é não medir esforços para que o candidato à sucessão da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que também é presidente estadual da legenda, seja referendado nas urnas, no próximo mês de outubro.

E, para alcançar tal propósito, a sigla deverá contar com um “empurrãozinho” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que obteve quase 83% dos votos válidos, em 2006, na capital cearense.

Em entrevista exclusiva ao O POVO, o senador petista José Pimentel, eleito em 2010 com ajuda decisiva do ex-presidente, destacou que “todos os políticos e todos os candidatos, de 2006 para cá, fazem questão de ter uma certa identidade com a imagem do Lula, seja ele de situação, seja de oposição”.

Ele acrescentou, ainda, que isso explicita “a força que a personalidade política, física e de gestor de Lula tem sobre o imaginário popular”, em especial no Ceará.

Apesar de fontes internas do PT confirmarem que Lula poderá interferir nas eleições de 2012 em Fortaleza, Luizianne, por sua vez, já rechaçou a possibilidade de intervenção nacional no processo de escolha do candidato petista na Capital. O próprio presidente nacional da sigla, Rui Falcão, confirmou que não haverá intervenção e que a prefeita “vem conduzindo muito bem” as negociações.

Ainda assim, Lula poderá colaborar com a campanha do candidato escolhido, inclusive, com presença no palanque do prefeiturável petista em Fortaleza.

“Impacto relativo”

De acordo com o cientista político e professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Valmir Lopes, a participação de Lula durante a campanha na capital cearense tem “um impacto relativo”.

Ele explica que a cidade de Fortaleza possuiu “uma população mais dependente” de políticas públicas voltadas para camadas mais populares, “encarnadas pela pessoa do ex-presidente”, o que, segundo o professor, poderá influenciar no processo eleitoral.

Aliado a isso, para ele, a oposição ao governo petista na Capital é muito “frágil” e não consegue construir um contra-discurso. “Ou seja, um discurso de oposição que desconstrua o discurso do PT”, esclarece, acrescentando que os petistas são eficientes na propaganda que “fazem na pessoa de Lula”.

Mesmo salientando a importância do ex-presidente nesse processo, o professor aposta que “ao que tudo indica” a liderança da prefeita Luizianne Lins é quem comandará, de fato, a sucessão municipal na Capital.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário