sexta-feira, 23 de março de 2012

Já em 2013 - Castelão liberado para os grandes


Clique para Ampliar
Para a utilização do equipamento, a administração da arena irá cobrar as mesmas taxas que eram adotadas antes de o estádio fechar 
 
Diferente do previsto, nova arena será aberta para os principais jogos dos clubes cearenses no início do próximo ano

Após o fechamento do estádio Castelão para o início das obras de reforma e ampliação do equipamento para os jogos da Copa do Mundo de 2014, o torcedor cearense tinha como certo que só veria a sua equipe do coração novamente no Gigante da Boa Vista depois do Mundial. No entanto, na tarde de ontem, o secretário especial da Copa (Secopa), Ferruccio Feitosa, anunciou que a nova arena estará a disposição dos clubes locais a partir de janeiro de 2013.

"Somente com o estádio funcionando é que iremos saber se ele está operando bem ou não para termos condições de ajustar alguma coisa antes da Copa das Confederações e da Copa do Mundo", justificou.

"Portanto, o estádio estará a disposição dos clubes cearenses a partir do momento que ficar pronto", anunciou. O objetivo da Secopa é que a Federação Cearense de Futebol (FCF) marque os grandes jogos para o Castelão no ano que vem.

"Queremos que o bom senso prevaleça e o estádio possa sediar jogos com grande público para que os 67 mil lugares sejam totalmente ocupados", disse.

Para a utilização do equipamento, a administração da arena irá negociar com a FCF e com os clubes para que seja cobrado 10% da renda bruta em partidas com público acima de 15 mil torcedores.

Já em jogos com público abaixo de 15 mil deverá ser cobrado 7%. "Acertamos com o consórcio que, em eventos futebolísticos, iríamos manter o mesmo modelo adotado no passado. Portanto, não poderão dizer que o preço dos ingressos serão mais caros porque as taxas de aluguel estão mais altas", garantiu.

Segurança

Diante da necessidade de preservar a Arena Castelão das ações de vândalos, os administradores do estádio irão criar dentro do equipamento espaço para as polícias Civil e Militar, o Ministério Público e a Justiça do Estado, por meio de um Juizado Móvel. Além disso, o Castelão contará com câmeras para fiscalizar as ações dos torcedores.

Ceará poderá ter venda de bebidas

Enquanto a Lei Geral da Copa não é votada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, o titular da Secopa, Ferruccio Feitosa, deixa claro que, se a decisão ficar a cargo dos estados, no Ceará haverá venda de bebidas durante o evento, em 2014.

"Eu entendo que o Congresso Nacional está transferindo a responsabilidade, porque está é uma demanda para o Congresso. Aqui no Ceará, nós não temos nenhuma lei estadual impeditiva, portanto aqui nós não teremos problema", esclarece o secretário Ferruccio.

MP questiona

Representantes do Ministério Público (MP) já adiantam que irão questionar a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa, caso ela seja mesmo liberada por meio da Lei Geral da Copa. O governo federal decidiu bancar um texto que apenas suprime uma proibição ao comércio do produto presente no Estatuto do Torcedor.

Governadores

Pressionado pelos governadores, que não desejariam ter de resolver a questão, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que isso é suficiente para liberar a comercialização. Procuradores, porém, questionam a tese defendida pelo ministro.

"É uma tese que certamente vai ser questionada. Com todo respeito ao ministro, não é algo tão tranquilo", diz o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, Cláudio Lopes.

Inauguração terá jogo e show musical

Com a data de inauguração prevista para dezembro deste ano, a Secopa cogita trazer como evento de inauguração da nova arena uma partida entre seleções e um show para o público.

No entanto, quando indagado sobre possíveis problemas que podem acontecer com o gramado após a realização de um evento musical, Ferruccio Feitosa, afirmou que, com a Parceria Público-Privada (PPP), se acontecer algum dano à grama, o problema será da empresa que administrará o estádio.

Com a PPP, todas as despesas de operações do estádio durante e após a obra já estão incluídos dentro do contrato assinado entre o governo e a empresa que irá gerenciar a praça esportiva pelo período de oito anos.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário