sexta-feira, 23 de março de 2012

Mãos da estátua de Iracema, em Fortaleza, são serradas por vândalos


Após ação de vândalos, estátua está sem as mãos e o arco (Foto: Luana Borba / TV Verdes Mares)As mãos da estátua de Iracema, ponto turístico da orla de Fortaleza, foram cortadas por vândalos, segundo a Secretaria Executiva Regional II (SER II), órgão da prefeitura. Segundo a secretaria, a ação foi registrada na quarta-feira (21) e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança foi notificada para ajudar na identificação dos responsáveis pelo vandalismo por meio de câmeras de segurança.
Em nota, a SER II informou ainda que técnicos foram enviados ao local para analisar as condições da estátua danificada com o Departamento de Patrimônio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). Eles vão definir as ações de reestruturação necessárias para a realização das obras de reparo, que serão feitas em parceria com a inciativa privada. Além das duas mãos, a estátua de Iracema permanece sem o arco que foi retirado na última quinta-feira (15) por agentes da prefeitura após ter sido encontrado no chão. A SER II não soube informar se este caso também configura vandalismo.

Segundo a prefeitura, a estátua “Iracema Guardiã” é uma dos monumentos construídos em homenagem à obra de José de Alencar. A protagonista do romance “Iracema” foi instituída como ícone cultural a partir de lei em dezembro de 2011. Na capital cearense, foram construídas outras quatro estátuas da índia.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário