terça-feira, 27 de março de 2012

Microfone vaza e flagra pedido de Obama para Medvedev


Barack Obama e Dimitri Medvedev trocam confidências em SeulSaia justa aconteceu durante a Cúpula de Segurança Nuclear, em Seul. Provável rival nas eleições, Mitt Romney criticou a postura do atual presidente americano

Barack Obama e Dimitri Medvedev trocam confidências em Seul 
O presidente americano Barack Obama passou por uma saia justa nesta terça-feira na Coreia do Sul, onde acontece a Cúpula de Segurança Nuclear. Sem saber que os microfones já estavam ligados, Obama pediu – sussurrando – ao presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, mais tempo antes da retomada das discussões sobre o escudo antimísseis europeu, um ponto de divergência constante entre as duas potências.

"Essa é minha última eleição, depois terei mais flexibilidade", justificou Obama, mostrando confiança em sua reeleição em novembro. "Eu entendo. Vou transmitir a informação para o Vladimir (Putin) e vou apoiar você", tranquilizou Medvedev, citando o presidente eleito da Rússia e deixando claro quem manda mesmo no Kremlin.

Durante toda a troca de confidências, os dois líderes estavam curvados, um de frente para o outro, e com os braços apoiados nos joelhos. O vazamento do áudio aconteceu quando jornalistas e fotógrafos entravam na sala de reunião para registrar imagens do final do encontro privado entre os dois governantes.

Impasse - A Rússia se opõe aos planos americanos de desenvolver um escudo de defesa antimísseis na Europa, pois considera que a ‘blindagem' provocaria um desequilíbrio na região. Os EUA asseguram que o sistema, anunciado originalmente por George W. Bush, não é direcionado contra Moscou e serve para proteger o continente de nações hostis. O presidente americano também promete incluir observadores russos no projeto.

Após a saia justa, a Casa Branca divulgou um comunicado minimizando o acontecido. “Considerando que 2012 é um ano eleitoral em ambos os países, com uma transição na Rússia e uma eleição nos EUA, está claro que neste ano não será alcançado um entendimento", assinalou Bem Rhodes, vice-assessor de Segurança Nacional da Casa Branca.

Romney – O pré-candidato do Partido Republicano Mitt Romney aproveitou a gafe para atacar o democrata Barack Obama, classificando a conversa entre os líderes americano e russo como “alarmante” e “reveladora”. O grande favorito à indicação republicano afirmou que a Rússia está alinhada com "os piores atores" quando o assunto é política nuclear e definiu o país como o "inimigo geopolítico número um" dos EUA.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário