sábado, 24 de março de 2012

Nova estrutura da UFC em Quixadá é uma conquista da região, diz senador Pimentel


Segundo o reitor da UFC, Jesualdo Pereira Farias, a atuação do senador José Pimentel (PT-CE) foi decisiva na dotação orçamentária para a construção do edifício.




A Universidade Federal do Ceará inaugura na próxima segunda-feira, 26 DE MARÇO, às 10 horas, o primeiro bloco do Campus de Quixadá, no sertão central do Ceará. O edifício tem salas de aula, laboratórios e área administrativa. O governo federal destinou R$ 2,2 milhões para a obra. E, segundo o reitor da UFC, Jesualdo Pereira Farias, a atuação do senador José Pimentel (PT-CE) foi decisiva na dotação orçamentária para a construção do edifício.

 
As atividades do Campus de Quixadá começaram em 2007 em instalações cedidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Depois, quando o espaço tornou-se insuficiente, a universidade precisou alugar um outro edifício. Agora, de acordo com Jesualdo Pereira, alunos, professores e servidores terão uma estrutura adequada para desempenhar as atividades acadêmicas. “A construção do edifício próprio foi fundamental para a definição da identidade e para a consolidação do Campus de Quixadá”, afirmou o reitor. Ele informou, ainda, que está programada a construção de um segundo bloco no campus.
 
Para o senador José Pimentel, “a nova estrutura é uma conquista da região, pois a cidade de Quixadá está se tornando um polo de produção de conhecimento, muito importante para o desenvolvimento profissional da nossa juventude”. Tudo começou com o ex-reitor Ícaro de Sousa Moreira, em 2007, quando Pimentel era relator-geral do Orçamento da União e aportou os recursos.
 
A criação do Campus de Quixadá foi fruto do Programa de Expansão e Reestruturação das Instituições Federais de Ensino Superior (Reuni), do governo federal. De 2007 a 2009, o campus ofereceu 40 vagas anuais, sendo que esse número saltou para 150 em 2010.Atualmente, o campus oferece três cursos de graduação: Engenharia de Software,Sistema de Informação e Rede de Computadores, além da Fazenda Lavoura Seca, uma das três fazendas experimentais da UFC.
 
Quixadá fica no semiárido nordestino e tem aproximadamente 70 mil habitantes. Os principais setores da economia quixadaense são a prestação de serviços, a avicultura e o comércio, além de pequenas indústrias de calçados, tecelagem e alimentos. O município abriga uma instituição de ensino técnico e cinco de ensino superior. Além do campus avançado da UFC, a cidade tem a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, da Universidade Estadual do Ceará; a Faculdade Católica Rainha do Sertão; a Universidade Estadual Vale do Acaraú; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
 
Residência estudantil no Pici

 
A Universidade Federal do Ceará inaugura, dia 30/3, outra obra importante: a residência universitária, na Unidade Pici, em Fortaleza (CE). A cerimônia, no dia 30 de março, terá a participação de José Pimentel, que considera a educação um dos pilares de seu mandato parlamentar.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Antonio Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário