quinta-feira, 1 de março de 2012

Pai renuncia a prefeitura para filho se candidatar a prefeito no Ceará

Geraldo Garcia, é vice-prefeito do pai, Jesus Garcia, em Santana do Cariri.
Juiz eleitoral disse que foi avisado 'informalmente' da posse do novo prefeito.

Jesus Garcia (PSD), prefeito de Santana do Cariri, no Sul do Ceará, renunciou nesta quinta-feira (1º), para que, segundo ele, o vice-prefeito e também seu filho, Geraldo Eriberto Garcia (PSD) assumisse. Isso, porque o parentesco de primeiro grau não permitiria que o filho fosse candidato ao cargo então ocupado pelo pai, segundo a legislação eleitoral. "A renúncia dele se deve porque eu sou candidato a prefeito nas eleições deste ano. Mas eu só posso ser candidato com a renúncia do meu pai", disse Geraldo.

O juiz eleitoral que responde pela Comarca de Santana do Cariri, Rômulo Veras Holanda, disse não ter sido informado da decisão oficialmente, mas apenas "informalmente". "Mas o prefeito informou que amanhã (2) vai dar entrada no comunicado oficial à Justiça eleitoral", disse. Mesmo assim, Geraldo disse que já tomou posse e já responde como prefeito de Santana do Cariri.
Como prefeito, Geraldo disse que vai continuar os projetos e obras em andamento do governo do pai. Para ele, a população não vai se importar com a mudança, feita para que ele possa se candidatar. "Eu acredito que a população não fique chateada porque nós já temos experiência política. Quando eu fui candidato a vice-prefeito com meu pai, o povo já sabia que eu seria o próximo candidato a prefeito", alega Gerlaod Garcia. Jesus, de acordo com o filho, tinha prazo para renunciar apenas em março, mas resolveu deixar logo o cargo".
Câmara Municipal
No fim do ano passado, na última sessão antes do recesso, vereadores de Santana do Cariri se reuniram para cassar o prefeito e o vice, e, com isso, a presidente da Casa, Ana de Abreu Machado pudesse assumir a prefeitura. Segundo o próprio Geraldo Garcia, os vereadores alegaram que havia "dubiedade" na administração do município, ou seja, prefeito e vice, estavam usando o cargo como se fossem uma só pessoa. "Que o vice-prefeito estava assinando cheques, nomeando pessoas. Mas eu só fazia na ausência do prefeito", explicou.

O juiz da Comarca de Santana do Cariri, Matheus Pereira Júnior, decidiu anular a sessão realizada na Câmara Municipal, por entender o ato como ilegal. A presidência da Câmara recorreu ao Tribunal de Justiça do Ceará, que manteve a decisão da 1ª instância, segundo Geraldo.
O G1 tentou contato com a Câmara Municipal de Santana do Cariri, mas ninguém atendeu ao telefone na tarde desta quinta-feira (1º).




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário