domingo, 18 de março de 2012

Polêmica em Canindé - Homem vivo é tido como ´morto´


Um engano durante o reconhecimento de um corpo achado na BR-020 causa sérios transtornos na vida de um homem
Canindé Um engano no reconhecimento de um corpo está causando polêmica neste Município (126Km de Fortaleza). O ´galego´ (vendedor autônomo) Antônio Rodrigues Mathias, 44, "apareceu" vivo em casa depois que sua ex-mulher tinha reconhecido um corpo no Instituto Médico Legal como sendo de ´Zico´, como o ex-marido dela ficou conhecido nesta cidade.


A confusão começou depois que um corpo foi achado crivado de bala na saída de Maranguape, bem próximo da BR-020. No IML, ele foi identificado com sendo de Antônio Rodrigues, nascido no dia 13 de junho de 1968.

Engano
"Ao ver o corpo no IML, minha ex-mulher (Lurdirene dos Santos Freitas) achou que era eu e autorizou a liberação para sepultamento", diz o ´galego´.

A liberação do corpo aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2009, sob registro de número 397, assinado por Lurdirene do setor de necropsia do Instituto Médico Legal, numa declaração de óbito. A guia de sepultamento de Antônio Rodrigues Mathias, residente na Rua Josias Gondim, número 1253, aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2009, por volta de 9 horas.

De acordo com o documento, ele havia falecido no dia 13 de fevereiro de 2009 e foi sepultado ao meio-dia, pelo coveiro José Vieira da Silva Filho, na quadra 79, sepultura 1.953, do Cemitério São Miguel de propriedade da Paróquia de São Francisco das Chagas. Pela guia, a família pagou R$ 20,00.

Foi feito o velório com direito a despedida de amigos e familiares e depois o sepultamento. A confusão tomou conta da família quando a filha de Antônio Rodrigues recebeu um telefonema do pai, onde ele perguntava se sua mãe havia providenciado uma quantia de R$ 150,00 para seus irmãos. A verdade só veio à tona quando o ´galego´ chegou em casa no dia 16 de fevereiro de 2009 às 16 horas. Ele disse na ocasião que tinha ido à cidade de Tejuçuoca trabalhar. Agora a luta é para saber quem foi enterrado em seu lugar.

Passados três anos, o ´galego´ quer provar que está vivo e precisa recomeçar a sua vida. O médico legista identificado como doutor Sarto, do Instituto Médico Legal, disse à Reportagem, por telefone, que a exumação do corpo que se encontra enterrado em Canindé só poderá acontecer após o pedido feito pela Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade, ser aceito pela Justiça.

"Após esse procedimento, aí sim, iremos começar a preparar o processo de exumação", disse. Já a delegada Regional de Polícia Civil de Canindé, Cláudia Oliveira Guia, disse não conhecer a história do ´galego´, porque na época não era a delegada de Canindé, mas que está disposta a ouvir a história do homem que tenta provar que está vivo.

Anular
O procurador do Município de Canindé, Júnior Portela Leal, informa que, o primeiro passo para solucionar o caso será pedir à Justiça a anulação da certidão de óbito e, em seguida, uma indenização por danos morais e pelos constrangimentos que Antonio Rodrigues tem passado.

"Queremos saber como o corpo foi liberado, se houve exame de necropsia e o que levou o IML ao sepultamento do corpo. Como se deu esta liberação? Foi através de um documento ou apenas, por reconhecimento pessoal?", indagou Leal.

Enquanto não se chega a uma decisão, o ´galego´ vai vivendo uma difícil realidade. Quando alguém o reconhece nas ruas, logo, ele é chamado de morto vivo. "Não tenho mais nada, perdi tudo", desabafou.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário