segunda-feira, 5 de março de 2012

Politica - Ciro diz que Cid Gomes é voz isolada no PSB

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) revelou, no último sábado, que seu irmão Cid Gomes, presidente do PSB no Ceará, encontra-se “isolado” no partido ao defender que a sigla apoie um candidato do PT na eleição para prefeito de Fortaleza, em outubro. Ciro disse que há possibilidade de o partido não apoiar o candidato do PT ainda que Cid tenha fechado acordo com a prefeita Luizianne Lins (PT) em torno de uma candidatura petista. “O próprio Cid já disse que não terá controle sobre o diretório (municipal) do partido, se não for conversa muito bem azeitada do PT com o PSB”, afirmou o irmão do governador, que também demonstrou a rejeição a todos os pré-candidatos a prefeito cotados por Luizianne. “Nem pensar! Nenhum deles”, disse. As declarações foram dadas ao portal Ig.


No mesmo dia, Ciro participou do evento Atitude40, organizado pelo PSB no bairro Antônio Bezerra, onde deixou claro, em entrevista coletiva, que o PSB não poderia deixar de debater os problemas da cidade, mas que as bases do partido não estão propondo ruptura com o PT.

Presente ao evento, o presidente do PSB em Fortaleza, Karlo Kardozo, confirmou que uma candidatura própria do PSB não significaria ruptura com o PT e que os partidos poderiam, neste possível cenário, caminhar de mãos dadas em um eventual segundo turno.

Apesar de afirmar que Cid se tornou “voz isolada” no PSB, Ciro destacou que é o governador quem dará a “palavra final” quanto aos rumos da possível aliança com o PT e que as demais lideranças do partido concordam com esta posição.

Cid, por sua vez, tem defendido a manutenção da aliança com o PT, resguardando aos petistas a legitimidade de indicar o candidato a prefeito, com a ressalva de que não seja “qualquer candidato”. Nos últimos dias, a relação entre os dois partidos chegou a ficar tensa em função dos desentendimentos entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza e a troca de farpas entre Cid e o senador José Pimentel (PT).

“Falando grosso”
Em clima de pré-candidato, o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB) subiu ao palco montado na praça do colégio Joaquim Nogueira, no Antônio Bezerra, e discursou, aos gritos, dizendo que independentemente da decisão que será tomada pelo partido - de caminhar ao lado ou não do PT - o partido será “altivo” e “falará grosso” no debate das eleições municipais.

Isso porque, segundo o ele, que ocupa o cargo de governador interinamente, considerando a respeitabilidade dos líderes do PSB, as contribuições dadas a Fortaleza e o tamanho da sigla, o partido não poderia se furtar da discussão.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Apesar de, segundo Ciro Gomes, haver possibilidade de as bases do PSB não seguirem a decisão de Cid Gomes de apoiar um candidato do PT, na prática, deve ser a decisão do governador que influenciará o resultado das eleições.

SERVIÇO

Partido Socialista Brasileiro - PSB

Onde: Rua Juvenal de Carvalho, 540 - Bairro de Fátima

Telefone: (85) 3254.2147


Saiba mais

A praça do colégio Joaquim Nogueira, no Antônio Bezerra, não chegou a ficar superlotada durante o evento do PSB, no último sábado, mas o Atitude40 movimentou o bairro. Uma rua chegou a ser interditada para a apresentação de manobras radicais com motos. No palco, o PSB promoveu shows de rock, e apresentações de hip-hop e rap e um espetáculo de transformismo

Ciro Gomes deu sua versão sobre o episódio de possível “desentendimento” entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), durante visita da presidente ao Ceará no início de fevereiro. Seguido Ciro, na verdade, Cid teria explicado a Dilma que os atrasos nas obras da Transnordestina estavam causando rupturas contratuais que estavam encarecendo a obra. “Ela (Dilma) eu acho que fez um... não entendeu direito e discordou dele. Não houve mais nada do que isso. Os dois tem uma relação de extrema fraternidade”, disse Ciro.

Ciro também afirmou que o PSB vai querer participar das eleições em Fortaleza em qualquer que seja o cenário político: seja por meio da indicação de um candidato para encabeçar uma chapa majoritária, seja na indicação de nome para compor uma chapa de aliança. Antes disso, segundo ele, o partido vai discutir a elaboração de ideias e projetos para Fortaleza. No evento do último sábado, o ex-ministro mais uma vez fez duras críticas à gestão de Luizianne Lins (PT).





Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário