sábado, 24 de março de 2012

Pré-candidatos - PT buscará aliados


Partido vai agora debater os nomes de seus cinco pré-candidatos com os partidos que podem ser aliados importantes na disputa. Ontem, prefeituráveis acordaram não fazer prévias
Da esquerda para a direita: Acrísio, Camilo,, Bruno, Guilherme e Elmano
A partir de agora, a opinião de partidos como PMDB e PSB passará a ter mais importância para o PT no processo de escolha do candidato a prefeito. Ontem, em reunião da prefeita Luizianne Lins (PT) com os cinco pré-candidatos petistas, ficou acertado que, além de evitar as prévias, o partido conversará com os atuais aliados, em busca de ouvi-los sobre os nomes petistas que se colocam para disputar o Paço Municipal.



“O critério (de escolha do candidato) cabe ao PT, mas nós vamos ouvir os aliados, pois a opinião deles é importante para nós”, declarou o presidente do PT municipal, Raimundo Ângelo, após o encontro que perdurou por toda a tarde de ontem. Segundo o vereador Acrísio Sena (PT) – que é um dos pré-candidatos – Luizianne irá, a partir de agora, apresentar os pré-candidatos aos pretensos aliados – PSB e PMDB, principalmente, segundo ele.

O deputado federal Artur Bruno (PT) chegou a dizer que “o nome que ficar decidido entre Luizianne e os demais partidos será aceito por todos”. Antes disso, Luizianne - que não falou à imprensa após o almoço - confirmou que a posição dos possíveis aliados vai influenciar na escolha do candidato.

A decisão da prefeita e dos pré-candidatos, debatida no almoço de ontem, é trabalhar para que o partido encontre consensos - não apenas com os aliados, mas também dentro da própria casa.

Tanto que ficou acordado, entre os pré-candidatos, que ninguém inscreverá seu nome para eleições prévias. Assim, o PT descartou a possibilidade de uma disputa interna - o que, segundo avaliações durante o encontro, poderia gerar um forte acirramento entre os apoiadores dos pré-candidatos e prejudicar o partido.
 
Avaliação

Luizianne avaliou, ontem, que ao dizer que considera “chantagem” falar em plano B para as eleições sem descartar o plano A, o governador Cid Gomes (PSB), estaria se referindo ao próprio partido, não a ela nem ao PT. “Eu entendi que ele estava se referindo a gente de dentro do próprio PSB que fica falando em candidatura própria”, disse a prefeita.

No próximo dia 29, Luizianne volta a se reunir com os cinco pré-candidatos. Desta vez, para fazer uma apresentação dos projetos em curso da administração. No dia seguinte, encontro do diretório debaterá sobre a escolha do candidato. Até 20 de maio, o partido realizará encontro.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

O PT deve ter um nome de consenso para disputar a Prefeitura de Fortaleza até o dia 20 de maio. Até esta data, o partido realiza encontro de filiados, momento no qual o partido já deve ter seu candidato escolhido.

Bastidores

O favorito de Luizianne Lins, Elamo de Freitas (PT), foi o pré-candidato que mais caprichou no visual para o almoço. Enquanto os demais estavam com trajes casuais, Elmano optou pela formalidade, colocando um terno.
 
Todos os pré-candidatos falaram com a imprensa após o almoço. Mas Elmano foi o primeiro a conceder entrevista. Em seguida, os demais se aproximaram dos jornalistas.
 
Um dos pré-candidatos afirmou que, durante o almoço, Luizianne Lins teria feito avaliação de que a eleição de outubro não será fácil. 




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário