terça-feira, 27 de março de 2012

Questão aberta - Torcida única é cogitada de novo


Clique para Ampliar
Secel informa que 35 cadeiras foram danificadas no PV, entre outros prejuízos 
 
Titular da Secel afirma que questão pode voltar a ser discutida caso haja novo Clássico-Rei no Campeonato Cearense

As confusões registradas no Clássico-Rei do último domingo poderão reacender as discussões em torno da presença das torcidas de Ceará e Fortaleza no estádio Presidente Vargas em uma eventual encontro decisivo pelo Campeonato Cearense. A afirmação foi feita ao Diário do Nordeste Online pelo secretário de Esporte e Lazer, Evaldo Lima.

Apenas dentro da praça esportiva foram contabilizadas 35 cadeiras quebradas ou retiradas por torcedores de ambas as equipes. Além disso, a porta que dá acesso ao hall do estádio foi arrombada e armários do vestiário onde esteve a equipe do Fortaleza foram danificados.

Por conta dos incidentes registrados dentro e fora do PV, de acordo com o titular da Secel, é válida uma nova conversa entre clubes e Federação Cearense de Futebol (FCF) caso os rivais voltem a se enfrentar na fase decisiva do Estadual. Antes do primeiro Clássico-Rei, houve um acordo para a presença de torcida única no estádio, mas, em seguida, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) determinou que pelo menos 10% da carga de ingresso fosse destinado ao visitante.

"Compreendendo que o que estava em jogo era mais que uma partida de futebol, era o respeito à vida. Acredito que temos que fazer novamente essa discussão", comenta o secretário.

Além da questão da segurança, Evaldo Lima ressalta que há uma questão financeira para os clubes. Caso fosse realizado com torcida única, a renda do clássico seria destinada ao mandante. O caso, para o secretário, deve ser discutido entre Fortaleza e Ceará, com participação da Federação Cearense de Futebol e do Tribunal de Justiça.

"Acho que é importante também para os cofres dos próprios clubes, na medida que quando se faz torcida única você libera o estádio na sua totalidade, na sua integralidade. É uma questão que os clubes devem ponderar" afirma Evaldo.

PV repleto

Já para o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, a questão não será reaberta. Ele considera que as confusões foram pontuais e fora do estádio. Assim, a determinação expedida pelo TJD deverá ser mantida "Caso exista um encontro na fase decisiva, vai ser realizado com duas torcidas. As confusões aconteceram fora do estádio, em termos isolados. Vai ser conforme a determinação do Tribunal de Justiça Desportiva. Não existe a possibilidade (de realizar o clássico com torcida única", disse Mauro Carmélio.

Fortaleza

Sobre os armários quebrados no vestiário ocupado pelo Fortaleza na partida de domingo, a diretoria tricolor avisou, por intermédio da assessoria de imprensa do clube, que não irá se pronunciar sobre o assunto enquanto não for comunicada oficialmente a respeito dos incidentes no PV.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário