quarta-feira, 28 de março de 2012

Rachel Marques propõe apoio à entidade de assistência a pessoas com deficiência




"A Comissão de Educação da AL sempre trata assuntos ligados à melhoria desses jovens".
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Rachel Marques (PT), realizou nesta quarta-feira (28/03) visita a Associação Cearense Assistencial às Pessoas com Deficiência (ACAPD), que comemora hoje um ano de existência. O objetivo foi conhecer o trabalho e demandas da instituição. “Vou compor um relatório para o Município e  Estado, mostrando a necessidade de parceria com a ACAPD, que desenvolve um trabalho ímpar”, informou Rachel.
A parlamentar frisou que vai realizar uma audiência pública na Assembleia, em conjunto com a Secretaria de Educação do Município e do Estado, para apresentar as demandas da associação. “É preciso acompanhar e garantir financiamentos para esse trabalho de extrema importância”, disse. A deputada também salientou a necessidade da Associação ter uma sede própria. “O espaço em que funciona a instituição foi cedido temporariamente”, ressaltou.

Rachel Marques destacou que a sociedade, para ser justa, precisa garantir que crianças com deficiência tenham direito à educação, saúde e lazer. “Louvo a luta de pessoas dedicadas a essa causa. A Comissão de Educação da AL sempre trata assuntos ligados à melhoria desses jovens e está aberta para receber demandas relacionadas ao assunto”, disse.
A presidente da Associação Assistencial, Leonice Lourenço, explicou que a instituição tem projetos para socialização, tratamento, educação e saúde das crianças com deficiência. “Temos o Centro de Educação Especializado (Caesp) que educa e capacita as crianças. Trabalhamos ainda com a equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, clínico geral, fonoaudiólogo e outros profissionais”, informou.
Leonice destacou a necessidade de doações para manter a Associação. “Dependemos dos nossos parceiros e de doações de pessoas que apoiam a causa. Temos capacidade de atender 600 crianças, mas hoje atendemos bem menos por causa da falta de apoio”, lamentou.
A Associação Cearense Assistencial às Pessoas com Deficiência é uma instituição filantrópica que atende, atualmente, 210 crianças com deficiência e conta com as parcerias do Ministério da Agricultura, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal do Ceará e Secretaria de Educação do Estado.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário