segunda-feira, 5 de março de 2012

Réu no caso "dólares na cueca" depõe na Justiça


Teve início nesta segunda-feira (5), as audiências na 10ª vara da Justiça Federal no Ceará dos réus envolvidos no escândalo dos "dólares na cueca". O ex-assessor especial da presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Kennedy Moura Ramos, foi ouvido pela juíza Débora Aguiar da Silva Santos e pelo procurador da República, Marcelo Mesquita Monte.
 
Na quarta-feira (7), o Ministério Público Federal vai ouvir as testemunhas mencionadas por Kennedy Moura em seu depoimento.
 
De acordo com a assessoria da Justiça Federal, serão ouvidos no município de Aracati, os réus José Adalberto Vieira da Silva e sua esposa Raimunda Lúcia Pessoa de Lima. O interrogatório vai acontecer por meio de Carta Precatória, quando um juiz solicita a outro para que realize o ato processual em sua jurisdição.
 
O depoimento do deputado federal José Nobre Guimarães (PT) também vai ser tomado por Carta Precatória, no Distrito Federal, também na condição de réu da ação civil pública de improbidade administrativa que apura a denúncia de irregularidades e cobranças de propina em empréstimos do BNB. 
 
Preso em São Paulo
 
O caso dos dólares na cueca ocorreu em 8 de julho de 2005, quando José Adalberto Vieira da Silva, ex-assessor parlamentar do então deputado estadual, José Nobre Guimarães, foi preso no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando tentava embarcar para Fortaleza, com R$ 209 mil em uma mala e U$ 100 mil escondidos na cueca. 
 
Na época, a Justiça Federal concedeu medida liminar tornando indisponíveis os bens existentes de José Adalberto e sua esposa Raimunda Lúcia Pessoa de Lima, e Kennedy Moura Ramos, ex-assessor especial da presidência do Banco do Nordeste do Brasil, presidido pelo economista Roberto Smith, .
 
O Ministério Público Federal no Ceará concluiu que o dinheiro transportado pelo ex-assessor parlamentar era propina proveniente de um contrato de financiamento em investigação, de R$ 300 milhões, fechado entre o BNB e o consórcio Alusa/STN (Sistema de Transmissão do Nordeste).
 
O contrato fechado entre o BNB e o consórcio Alusa/STN prevê a construção de uma linha de transmissão de energia elétrica entre Teresina (PI) e Fortaleza.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário