terça-feira, 13 de março de 2012

Romero Jucá deixa liderança do governo no Senado



 Em conversa com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do PMDB na Casa, a presidente Dilma Rousseff determinou a troca na liderança. Na conversa com Renan, Dilma disse que seu objetivo com a substituição é fazer um "rodízio" na liderança do governo, o que deve atingir também o líder do governo na Câmara, Candido Vacarezza (PT-SP).
As informações foram confirmadas pela assessoria de Renan.Na prática, a troca atende ao chamado grupo "dissidente" do PMDB, que reclamava da pouca articulação com o governo. Braga tem trânsito com o Palácio do Planalto e também com a bancada do PMDB no Senado, que reclamava do excesso de concentração de poder nas mãos de Jucá, Renan e do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
A decisão ocorre menos de uma semana depois de uma rebelião da base na Casa, que resultou na rejeição da recondução do diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo. Jucá não só participou da trama que levou à derrota no governo como ajudou a montá-la.
Na semana passada, Jucá desobedeceu o Planalto ao retirar da pauta um projeto que seria sancionado pela presidente Dilma nesta semana. A proposta em questão equipara os salários de homens e mulheres que ocupam a mesma função em uma empresa. Se não fosse contestado em cinco dias, seria sancionado na visita de Dilma ao Congresso para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
Jucá foi líder do governo na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, mas também ocupou o posto no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário