quarta-feira, 21 de março de 2012

Segundo estudo - Vovô possui maior torcida no Estado


Clique para Ampliar
Levantamento aponta que há cerca de um milhão de torcedores do Ceará espalhados pelo País, a 19ª maior torcida do Brasil 
 
Com cerca de um milhão de torcedores, o Ceará é o clube cearense com maior torcida no país, seguido pelo Fortaleza, com cerca de 900 mil. Os dados são de um estudo revelado pela Pluri Consultoria. No estudo, o Alvinegro de Porangabuçu tem a 19ª maior torcida brasileira e o Tricolor de Aço a 20ª.

A pesquisa foi realizada em janeiro de 2012, com 10.545 pessoas de 144 cidades de todas as regiões do país. Só foi possível assinalar um clube por pessoa.

De acordo com o levantamento, o Flamengo ainda é o clube de maior torcida no Brasil, com cerca de 15% do total dos habitantes (29,2 milhões). Em segundo está o Corinthians, com 13% (25,1 milhões). Em seguida vêm São Paulo, Palmeiras e Vasco, respectivamente.

Times de outro estado

Segundo os dados, englobando apenas os dez maiores Estados do país, o Ceará é o 2º com o maior percentual de torcedores que preferem times de fora. Com 65,9%, o Ceará só fica atrás de Santa Catarina, com 80,4%. Em seguida vêm Paraná (64,4%), Bahia (60,2%) e Goiás (59,6%).

Os estados onde há menos torcedores de clubes de outras regiões são RS (2,8%) e RJ (4%).

Torcida espalhada

Outra peculiaridade apontada pelo estudo é que Flamengo, Palmeiras e Vasco são os únicos clubes em que a maioria de seus torcedores se encontra fora do estado de origem. O Rubro-Negro tem 21,7 milhões de torcedores fora do Rio, contra 7,5 no estado. O Palmeiras tem 6,8 milhões fora de São Paulo e 5,5 dentro. E o Vasco tem uma proporção similar à do Fla: 6,2 milhões fora e 2,5 no Rio. Já Corinthians, São Paulo, Botafogo e Fluminense têm na casa de 40% torcedores fora de seus estados.

Quanto aos clubes cearenses, o Ceará possui 2% de sua torcida fora do Estado, e o Leão 5%.

A pesquisa

O estudo aponta ainda que 41 milhões não torcem para nenhum clube, o que representa 21%. Segundo a pesquisa, 120 milhões torcem para os dez times de maior torcida, 22 milhões torcem para os 20 clubes seguintes e 9,1 milhões para os demais 29.178 clubes no país.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário