segunda-feira, 12 de março de 2012

Sertão central - Instituto celebra aniversário de Antônio Conselheiro


Intensa programação cultural está prevista nestes dois dias, durante festejos do nascimento do fundador de Canudos
Quixeramobim. O Instituto do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico de Quixeramobim (Iphanaq) realiza hoje e amanhã mais uma edição, a 14ª, do Conselheiro Vivo. A mostra cultural comemora mais um aniversário de nascimento de Antônio Conselheiro, líder espiritual da comunidade de Canudos, na cidadela de Belo Monte, na Bahia.


A programação tem início com a exposição fotográfica "Em volta dos mercados - cenas fabricadas no cotidiano", das oficinas de 2010 e 2011; de Xilogravuras do Conselheiro Vivo 2011, da oficina com o gravador João Pedro; lançamento do grupo de leitura "Os Sertões: Memórias e Leituras" e debate com Osvaldo Costa, psicanalista e mestrando em psicologia pela UFC (Manuscritos de Antônio Conselheiro).

Ainda na noite de abertura do Conselheiro Vivo, Osvaldo Costa, também pesquisador e ex-coordenador de Cultura de Quixeramobim e o pescador Marcílio Maciel, descendente familiar de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro serão agraciados pela Câmara Municipal de Quixeramobim com a comenda que recebe o nome do aniversariante.

Comenda

No dia seguinte, 13, data do aniversário de nascimento do Conselheiro, que recebe a comenda é o historiador Ismael Pordeus (In memoria) representado por seus filhos. O historiador nasceu em Quixeramobim no ano de 1912 e faleceu em Fortaleza, aos 52 anos. Por ocasião da noitada cultural, sempre iniciada às 20 horas, haverá o lançamento do livro "Escritos sobre Antônio Conselheiro e a Matriz de Quixeramobim", com apresentação do antropólogo e professor doutor Ismael Pordeus Júnior, filho do autor homenageado.

Segundo o coordenador do projeto Conselheiro Vivo, historiador Danilo Patrício, a obra literária é o 65º volume da coleção Outras Histórias. Foi editada pela Associação de Amigos do Museu do Ceará (Asmuce). Reúne artigos publicados individualmente no Jornal O Nordeste, em 1949 e 1955. O historiador havia recebido solicitação do então vigário, a pretexto das proximidades do bicentenário da paróquia (1755-1955) de Quixeramobim, para escrever a história religiosa da região. Ismael Pordeus não aceitou o convite por entender a proposta como vasta demais. Propôs "recortar o objeto" e produzir a história da Matriz de Santo Antônio de Quixeramobim. Os produtos da investigação foram publicados paulatinamente em artigos no jornal, do qual era colaborador desde os anos 1940.

Patrício acrescenta que com o desenvolvimento da pesquisa, Ismael Pordeus chegou a importantes conclusões sobre Antônio Conselheiro. Tal fato levou-o a publicar artigos específicos sobre o líder de Belo Monte. Assim, o livro que reúne os artigos ficou dividido em três séries documentais: "A verdadeira idade de Antônio Conselheiro", "Antônio Conselheiro não é Matricida" e "Antônio Dias Ferreira e a Matriz de Quixeramobim". A publicação é apresentada por Cristina Rodrigues Holanda, diretora do Museu do Ceará e prefaciada pela professora e doutora Ana Maria Roland.

O projeto Conselheiro Vivo surgiu no centenário de morte do beato de Belo Monte, como ele batizou a cidadela erguida no interior da Bahia, com a proposta pedagógica de criar materiais de memória envolvendo o universo social de Conselheiro e Canudos. Além de ponto de encontro de historiadores, pesquisadores e intelectuais o espaço é aberto para debates sobre a historicidade e suas articulações com questões contemporâneas. A decretação da data de seu aniversário de nascimento, 13 de março, como feriado municipal é o principal assunto da vez.

A iniciativa da criação do feriado surgiu durante a III Conferencia de Cultura de Quixeramobim realizada no mês passado. Na ocasião participaram diversos representantes dos movimentos culturais, educadores e empreendedores. Membros do Iphanaq também estavam presentes. Entretanto, para a criação do feriado é necessária a aprovação do projeto na Câmara Municipal. A proposta podia partir da Prefeitura, através de uma mensagem do Executivo, ou da própria Casa Legislativa, através de um projeto de lei, que coube ao vereador Everardo Júnior.

Mais informações:
Conselheiro Vivo
Dias 12 e 13 - A partir das 20 horas
Casa de Antônio Conselheiro / Quixeramobim
(85) 8830.5208




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário