sábado, 10 de março de 2012

Sucessão em Fortaleza - Decisão é do PT local, diz prefeita


Luizianne afirma que, assim como ocorreu em 2004, não aceitará interferência nacional no debate sobre o pleito
Afirmando que não aceitará interferência nacional sobre a definição do nome do PT para disputar a Prefeitura de Fortaleza, a prefeita Luizianne Lins disse acreditar que o seu partido escolherá o candidato até o mês de abril a fim de garantir tempo para negociar aliança com outros partidos.


Luizianne afirma estar aguardando o contato do governador Cid Gomes (PSB) para tratar da sucessão na Capital e, embora tenha destacado a importância de manter a aliança com o PSB, defendeu que o processo de escolha em curso no PT precisa ser respeitado.

Luizianne Lins explicou que Fortaleza é a maior cidade governada pelo PT atualmente e, por isso, está em foco nos debate eleitoral feito nacionalmente.

Protagonismo
Diante disso, ela afirmou que se reuniu várias vezes com o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, para tratar da sucessão em Fortaleza, acrescentando que tem ficado muito claro nesses encontros que o protagonismo na eleição deve ser do PT.

Ela defende que a escolha do candidato petista na Capital deve ser feita pelo partido, justificando que participa dos debates não por ser a prefeita, mas por ser a presidente estadual da legenda. "Somos nós que decidimos. Em 2004, não aceitamos interferência nacional e em 2012 também não aceitaremos", declarou.

Negociar
Sobre o processo para as decisões internas acerca da sucessão municipal, Luizianne informa que a sigla deverá definir, até o dia 30 de março, se haverão as prévias para definir o nome ou se a escolha será feita durante o encontro estadual, que poderá acontecer até junho. "Mas nós queremos o mais rápido possível, acho que até abril a gente deve ter decidido o candidato do PT para, inclusive, podermos negociar com os outros partidos", declara.

Luizianne Lins disse considerar importante a manutenção da aliança com o PSB, mas defendeu que é preciso manter a autonomia dos partidos políticos. "O PSB é um aliado histórico, mas acredito que é preciso também que se mantenha a autonomia dos partidos políticos, e o PT está fazendo o processo interno de debate", salientou.

A petista frisou que seu partido apresentou cinco pré-candidaturas (Elmano Freitas, Acrísio Sena, Guilherme Sampaio, Artur Bruno e Camilo Santana) e disse estar disposta a dialogar com os aliados, inclusive com a participação do PSB. "Há o peso da opinião do governador, mas é importante a gente respeitar o processo político que está em curso", declarou.

Sobre as declarações de Ciro Gomes de que, no PSB, apenas o governador Cid Gomes defenderia o apoio a um candidato do PT, Luizianne Lins disse achar um "contrassenso", já que o deputado federal Domingos Neto (PSB), por exemplo, se pronunciou e disse que apoia a posição do governador em se coligar com o PT para o pleito deste ano. "Como certamente temos companheiros do PSB que estão no nosso governo e acredito que não têm a mesma posição de Ciro Gomes", acrescentou.

Natural
Em relação ao fato de o PCdoB apresentar o nome do senador Inácio Arruda como possível pré-candidato, Luizianne Lins disse achar natural que as pessoas lancem seus nomes. "O PT vai ter candidato próprio e é natural que outros partidos também tomem suas posições", opinou.

A prefeita lembrou ainda que o dia 6 de abril é o prazo para a desincompatibilização dos secretários que serão candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza e informou que, nesse momento, será feita uma avaliação para identificar quem estará com o PT na campanha de 2012 e quem não estará.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário