terça-feira, 20 de março de 2012

Tiroteio e prisão - Eusébio: termina ´caçada´ a ´Etim´


Clique para Ampliar
Policiais do Batalhão de Choque (BPChoque) ocuparam as ruas do ´bairro Parque Havaí, no Eusébio, para tentar capturar outros integrantes da quadrilha
Clique para Ampliar
Durante o tiroteio com os bandidos, uma viatura do Ronda foi atingida 
 
 
Depois de dois dias de intensos tiroteios com a Polícia, um dos bandidos mais procurados do Ceará acabou preso

Um dos bandidos mais procurados do Ceará foi baleado e preso em uma ´megaoperação´ realizada durante o fim de semana e que se estendeu por todo o dia de ontem, no Município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Francisco Wellington da Silva Justino, o ´Etim´, era foragido da Justiça Estadual sob acusação de assaltos, tráfico e assassinatos.

´Etim´ era o último integrante ainda vivo da quadrilha de assaltantes e traficantes comandada por Victor Antônio da Silva Oliveira, o ´Salsicha´,26, morto em confronto com a Polícia, em junho do ano passado. Desde a morte de ´Salsicha´, ´Etim e Carlos Antônio Silva de Morais, o ´Dante´ assumiram o comando das ações criminosas. ´Dante´ também morreu em um tiroteio com policiais militares cerca de um mês depois da morte de ´Salsicha´. Desde então, ´Etim´ se juntou a outros criminosos e passou a chefiar a quadrilha.

Confronto

A troca de tiros que resultou na prisão de ´Etim´ ocorreu no bairro Parque Havaí, no Eusébio. Segundo o comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), tenente-coronel Roosevelt Alencar, o bandido e os comparsas dele prepararam uma emboscada para os policiais, na noite de sábado passado. Eles solicitaram uma viatura da PM, dizendo que no Parque Havaí estava havendo um briga de família.

Nas proximidades do autódromo, os marginais, escondidos no matagal, atiraram contra a composição. Um dos tiros, provavelmente de fuzil, danificou o motor da viatura. Por sorte, nenhum policial saiu ferido. Na noite de anteontem, ocorreu um tipo de chamado semelhante.

Dessa vez, era para prender um homem que estava batendo na mulher. Dessa vez, no entanto, foram duas viaturas, sendo uma delas do Ronda Tático, foram deslocadas. Quase no mesmo local do tiroteio anterior, os bandidos atiraram contra os policiais militares, que revidaram.

Todos os integrantes das composições estavam com armas longas. Durante a troca de tiros, os PMs ouviram gritos de dor, mas não conseguiram capturar o acusado ferido. Por volta de 23 horas de domingo, a Polícia recebeu ligação dos funcionários do hospital de Eusébio dando conta que um homem lesionado a bala havia sido deixado lá. Os policiais foram verificar o caso e constataram que o desconhecido era ´Etim´.

O bandido foi deixado no hospital por um desconhecido, que estava em um Chevette. Devido à gravidade da lesão, ´Etim´ foi transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro). De imediato, foi levado para o Eixo Vermelho, onde ficam os pacientes em estado grave. Devido à periculosidade, ele está sob forte escolta, feita por policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Várias composições da Polícia Militar continuaram buscas na periferia de Eusébio, à procura dos comparsas de ´Etim´, entre eles o braço-direito do bandido, identificado por Roberto, que também teria sido baleado nos tiroteios.

Durante as buscas, o Chevette de placas HUH-9058, utilizado para levar ´Etim´ ao hospital, estava parado na frente da casa 351, da Rua Guimarães Páscoa. O veículo ainda estava sujo de sangue. À tarde, duas pessoas foram detidas pelo Ronda do Quarteirão e uma escopeta de calibre 12 foi apreendida.

Perigoso

A titular da Delegacia Metropolitana de Eusébio (DME), Ana Lúcia Almeida, informou que ´Etim´ era especialista em assaltar casas de veraneio, sítios e condomínios de luxo localizados em Eusébio e Aquiraz. Com as mortes de ´Salsicha´ e de ´Dante´, além das prisões de outros membros da quadrilha, ´Etim´ resolveu migrar para o tráfico de drogas, consequentemente envolvendo-se também com homicídios naquela região.

Além de matar os concorrentes, ele recrutou vários adolescentes, que eram ´aviões´ (pessoas encarregadas de entregar a droga aos viciados). Dois desses adolescentes, no entanto, tinham a função exclusiva de assassinar os usuários que estava com dívidas. "Esses menores foram identificados e o juiz da Comarca de Eusébio já expediu mandados de busca e apreensão", disse a delegada.

Ana Lúcia informou que existem contra ´Etim´ 13 mandados de prisão somente na Comarca de Eusébio. "Sem contar os existentes na Comarca de Aquiraz", acrescentou. Desde que assumiu a titularidade da DME, Ana Lúcia trabalhava, em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Eusébio para desarticular a quadrilha.

Capturado
Francisco Wellington Justino, ´Etim´

Procurado pela Polícia há cerca de três anos, por assaltos, tráfico de drogas e execuções, ´Etim´ possui 13 ordens de prisão contra ele somente na Comarca de Eusébio, além de outros inquéritos que responde em Aquiraz. Baleado na cabeça, ele está internado em estado grave no Instituto Doutor José Frota, sob forte escolta. Ele, ´Salsicha´ e ´Dante´ ficaram conhecidos pela Polícia depois de uma série de assaltos a casas de veraneio





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário