domingo, 18 de março de 2012

Tucanos - Marcos Cals busca consolidar alianças



Clique para Ampliar
Marcos Cals está à frente das negociações com os dirigentes de partidos que fazem oposição à prefeita, tentando formar a coligação 
 
Lúcio Alcântara e Marcos Cals conversaram, demoradamente, na última quinta-feira, mas nada ficou acertado em termos de aliança. O ex-governador disse que ainda vai a Brasília, conversar com a direção do seu partido sobre a possibilidade de retorno da agremiação à base aliada. Se o PR ficar no grupo de apoio a Dilma não há condição de aliança aqui com o PSDB.

Para os tucanos a possibilidade de o PR votar em Marcos Cals, em Fortaleza, é muito remota, mas eles vão aguardar o segundo encontro com o ex-governador, sem alterar os planos de o partido de ter candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano. O nome do candidato será definido até o fim de abril, mas já há praticamente um consenso de que ser Marcos Cals, o nome a ser apresentado para a disputa.

Marcos Cals, assim como fez com Lúcio Alcântara, também está conversando com dirigentes de outros partidos na tentativa de consolidar uma coligação. Ele avalia as conversas como boas, mas prefere não revelar os nomes das legendas nem dos interlocutores, acrescentando apenas que existe um pré-compromisso de aliança com DEM.

Nome
Ele confessa que está estimulado para participar da disputa pela prefeitura de Fortaleza, mas como o partido dispõe de bons nomes não descarta a possibilidade de um outro nome que não o seu ser escolhido. A escolha do nome ainda será discutida, inclusive com a participação do ex-governador Tasso Jereissati.

No entanto, considera irreversível a candidatura do partido, até porque entende que quanto maior a quantidade de candidatos a prefeito maior a possibilidade da eleição ser definida em um segundo turno de votação. Cals faz questão de dizer que o seu partido está trabalhando independente do que venha a ocorrer nas relações políticas do PSB com o PT.

Falam em rompimento do governador Cid Gomes com a prefeita Luizianne Lins, mas eu não acredito, revela o presidente do PSDB, ao assegurar que nunca viu tanta empolgação e participação voluntária de filiados nas reuniões e ações da legenda que, em Fortaleza é oposição nas três esferas de poder - municipal, estadual e federal.

Na avaliação dele o fato de o PSDB ter sido Governo durante vários anos gerou, de certa forma, acomodação em algumas lideranças. Até bem pouco tempo o procedimento da bancada, em função do comportamento de alguns deputados deixava margem de dúvida e chegava a ser constrangedora a posição da direção estadual, mas agora isso não acontece mais e é bem clara a posição dos deputados Fernando Hugo e João Jaime em relação ao governo federal, ao estadual e à Prefeitura da Capital.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário