quarta-feira, 28 de março de 2012

UPA Sertão Central será construída em Quixeramobim



O Governo do Estado do Ceará anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no município de Quixeramobim, no Sertão Central, em 2012.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura municipal, a construção da UPA em Quixeramobim se deu através de uma escolha dos secretários de saúde da macrorregião de saúde do Sertão Central.
Segundo Marcos Machado, porta voz da prefeitura, a escolha levou em conta a cidade estar recebendo o Hospital Regional do Sertão Central.
Ainda segundo Marcos, a UPA irá filtrar os atendimentos de urgência e emergência, possibilitando, assim, um desafogamento nos postos de saúde e no Hospital Dr. Pontes Neto.

A nova unidade terá uma equipe de 02 médicos (um clínico geral e um pediatra) que atenderão a demanda em tempo integral, funcionando 24 horas por dia.
A UPA irá compor a estrutura dos atendimentos de urgência e emergência de Quixeramobim, que será composta ainda pelo Hospital Dr. Pontes Neto, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Hospital Regional do Sertão Central.
Saiba mais
A UPA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de atenção às urgências.
São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a política nacional de atenção às urgências.
A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do serviço móvel de urgência SAMU, que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário