quarta-feira, 7 de março de 2012

VIOLÊNCIA SEXUAL - Sertão Central adere a campanha promovida pela AL



Quixadá - Dezenas de estudantes, professores e profissionais da rede de assistência social de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga e Madalena lotaram o salão do Balneário Cedro Clube na manhã desta terça-feira, dia 6, para participarem do 11º Seminário Regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência Sexual Contra Criança e Adolescente é Crime!’, iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência e Secretaria Estadual da Educação.

 
Na abertura do seminário, a deputada estadual Bethrose Fontenele, presidente da Comissão da Infância e Adolescência, destacou a importância da sociedade aderir à campanha: “Os diversos estudos sobre o assunto mostram que, na maioria das vezes, os casos de violência sexual são praticados, geralmente, por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio familiar e social. Por isso nós reforçamos a importância de deixar a sociedade em alerta, para que aprenda a identificar o abuso”.
 
Quem também deu considerável destaque a esse tipo de crime foi o promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude de Quixadá, Marcelo Maia Gomes Pires. A deputada Rachel Marques o ex-prefeito de Quixadá e ex-deputado Ilário Marques, a coordenadora da Crede 12, Joyce Costa de Santana, a vice-prefeita de Choró, Maria do Carmo do Nascimento e a presidenta do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Quixadá, Adriana de Oliveira também abordaram a problemática da violência sexual a adolescente e crianças.
 
O seminário foi encerrado com palestra da psicóloga e escritora Helena Damasceno, vítima de violência sexual na infância e adolescência, expondo seu testemunho e em seguida a formação de grupos de trabalho de cada município para a construção do Plano de Ações Estratégicas (PAE), que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Em cada evento são distribuídos materiais de divulgação da campanha, lançada no dia 18 de maio de 2011, na Assembleia Legislativa do Ceará.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário