segunda-feira, 9 de abril de 2012

PT teme isolamento de Haddad


O temor de isolamento da candidatura em São Paulo fez com que a direção do PT decidisse ceder espaço ao PSB nas eleições de até três capitais e quatro municípios estratégicos em troca de apoio
A candidatura de Haddad em São Paulo foi uma ideia de Lula
Ao diagnosticar um risco de isolamento da candidatura de Fernando Haddad em São Paulo, a direção nacional do PT decidiu ceder espaço ao PSB nas eleições de até três capitais e quatro municípios estratégicos em troca de apoio antecipado da sigla ao ex-ministro. Os petistas podem desistir de candidatura própria e se aliar aos socialistas em cidades como Boa Vista (AC), Cuiabá (MT), Franca (SP), Mossoró (RN) e Duque de Caxias (RJ).

O PT dá como certo o apoio do PSB a Haddad, mas quer adiantar a definição da aliança para abril ou maio - e não junho, como quer a cúpula socialista. Com o objetivo de “melhorar o clima” da negociação, os petistas abririam mão de candidaturas para apoiar o PSB em grandes cidades do Sudeste e capitais do Norte ou Nordeste.


A decisão do PT de abrir espaço para os socialistas foi tomada após encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos (PE). Para os petistas, um acordo em São Paulo é considerado fundamental, pois agregaria 1 minuto e 20 segundos a cada programa de TV da campanha de Haddad. “Há uma parcela do PT com medo de ficar sem apoio em São Paulo”, admite um líder petista.

Os dois partidos negam que Campos tenha imposto condições para apoiar o ex-ministro e declaram que as concessões aos socialistas são apenas um “gesto” de aproximação. “Não há chantagem. Há um esforço comum para que os dois partidos se aproximem em algumas cidades”, afirma o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral.

A boa relação entre as duas legendas o PSB em um parceiro frequente do PT nas eleições deste ano, mas as negociações minguaram nos últimos meses. Até o fim de 2011, os petistas estudavam apoiar candidatos do PSB em até 11 capitais e cidades com mais de 150 mil eleitores. O plano, no entanto, só se concretizou em dois casos: Belo Horizonte e São Vicente (SP). Em contrapartida, o PSB apoia petistas em 22 municípios e estuda aderir à chapa do PT em outros 15.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A negociação entre PT e PSB em grandes cidades paulistas enfrenta dificuldades. O único acordo fechado até agora ocorreu em São Vicente, onde o PT prometeu apoiar a candidatura do socialista Caio França.

Serviço

Endereços das sedes nacionais do PT
Em Brasília: Setor Comercial Sul - Quadra 2 - Bloco C, 256 - Edifício Toufic.
Telefone: (61) 3213 .1313
Em São Paulo: Rua Silveira Martins, 132.
Telefone: (11) 3243.1313
Na Internet: www.pt.org.br 

Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário