sábado, 31 de março de 2012

Ceará registra 16 casos de gripe A em uma semana, diz secretaria


Ceará registra 48 casos da doença, mais que em todo o ano de 2011.
Duas mortes foram confirmadas pela doença, em Beberibe e em Fortaleza.

O Ceará registou seis novos casos de gripe H1N1 nesta semana, segundo boletim semanal da Secretaria da Saúde do Ceará. No total, o estado registra 48 casos da doença neste ano. Os casos foram registrados nas cidades de Beberibe (18 casos) e em Fortaleza (30). Maracanaú, Pedra Branca, Lavras da Mangabeira e Aracati também notificaram casos, mas a doença não foi confirmada, segundo a secretaria.

O índice da doença já supera o total registrado em 2011, quando a Secretaria de Saúde confirmou 19 casos da doença. A secretaria destaca a doença está ficando "sob controle", já que incidência semanal está reduzindo. Na semana passada, 18 casos da doença foram confirmados. Duas mortes também foram registradas na semana passada por conta da doença, uma em Beberibe e outra em Fortaleza

saiba mais
A Secretaria de Saúde afirma que o momento é para prevenção e que a população deve estar atenta aos sintomas. Lavar as mãos o maior número de vezes e evitar contato com pessoas que apresentem os sintomas são as principais formas de prevenir, alerta a secretaria. Caso a pessoa sinta os sintomas como febre, tosse, coriza, falta de ar e dor no corpo, deve procurar imediatamente o posto de saúde.
A gripe H1N1 é considerada grave, segundo a secretaria, e se caracteriza por febre e tosse, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais. O paciente diagnosticado com a doença deve permanecer hospitalizado.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário