sábado, 31 de março de 2012

ESCOLA PÚBLICA - Dados da educação em destaque



Clique para Ampliar
Rachel Marques, que preside a comissão de Educação da Assembleia, lembra que o Bolsa Família contribuiu para a entrada de crianças nas escolas
 
Rachel Marques e seu colega Heitor Férrer fizeram observações sobre os números da educação no Ceará
A manchete do Diário do Nordeste, edição de ontem, informando que o Ceará é líder no Brasil na inclusão escolar de crianças entre quatro e cinco anos de idade, chamou a atenção de parlamentares durante a sessão desta sexta-feira na Assembleia Legislativa. Conforme a matéria, o Estado tem 92,2% dessa faixa etária na pré-escola, de acordo com os dados apresentados pelo Movimento Todos pela Educação.

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), que destacou a manchete do jornal, o dado é positivo, porém não a ponto de ser comemorado, pois enfatiza que a faixa etária avaliada, entre quatro e cinco anos, é quando as crianças estão entrando na escola. No seu entendimento, um resultado mais completo deveria observar o número de crianças que continuam na escola, pontuando que a evasão escolar no Estado ainda é muito grande.

"É largo o número de crianças que entra nas escolas públicas, mas a evasão hoje, cheira a tragédia, pois a escola fundamental é desrespeitosa e nada apetitosa, por isso, os alunos em pouco tempo desistem", opina. O abandono dos estudos, conforme analisa o parlamentar, tem reflexo direto na qualidade da mão de obra do Estado.

Profissional
Ele argumenta que mesmo com o esforço do Governo do Estado em disponibilizar escolas profissionalizantes, em vários municípios cearenses, há a dificuldade dos estudantes que chegam despreparados para o ensinamento de uma escola profissional.

A deputada Rachel Marques (PT) assegura que em Fortaleza a evasão escolar teve uma queda significativa, passando de 11,9% para 5,6%. No entendimento da parlamentar, o percentual obtido pelo Estado na pesquisa deve ser comemorado. "O Ceará está de parabéns", ressaltou a petista.

Conforme a deputada, iniciativas tanto do Governo Federal quando do Estado ajudaram para que o Ceará garantisse que 92,2% de suas crianças entre quatro e cinco anos estejam nas escolas, garantindo um percentual maior do que a média nacional, que ficou com 80,1%.

A deputada citou o programa Bolsa Família, que estimulou os pais a matricularem seus filhos, além da consciência da família de que a escola é importante para as crianças. Rachel Marques também destacou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), iniciativa do Governo do Estado. "O programa Paic tem realizado todos os esforços para garantir que a qualidade do ensino seja também assegurada com a universalização", pontuou. Este programa criado no Ceará, segundo a secretaria de Educação estadual, será aplicado pelo Governo Federal, segundo afirmação do ministro Aloisio Mercadante ao próprio governador Cid Gomes e à secretária cearense Izolda Cela, uma das pessoas responsáveis por sua concepção.

Quanto ao papel da Prefeitura de Fortaleza, Rachel Marques alega que foi fundamental, pois garantiu matrícula a 100% das crianças de quatro a cinco anos. Isso foi possível, aponta, porque a Prefeitura adquiriu novas escolas, reformou e ampliou unidades de ensino, além de ter construindo mais de 130 creches.

Decrescendo
O líder do Governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos (PT), avaliou que a evasão escolar comentada pelo deputado Heitor Férrer, está decrescendo em todos os níveis, na Capital e no Interior, devido à atenção dada ao ensino infantil e fundamental. "Fortaleza puxa os dados da pesquisa para cima. A evasão escolar vem caindo, e isso é algo importante para toda a sociedade. Portanto, está de parabéns o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza", considerou o deputado petista.








Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário