quinta-feira, 29 de março de 2012

Audiência discute vida independente e inclusão de autistas na comunidade


Pensar ações e formas de melhorar a qualidade de vida e os entraves que dificultam a vida dos autistas e suas famílias. Esse é o objetivo da audiência pública que acontece na tarde de sexta-feira, 30 de março, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O encontro foi solicitado pela deputada estadual Rachel Marques.

O autismo é considerado um distúrbio do neurodesenvolvimento que se manifesta precocemente e afeta as habilidades de comunicação, comportamento e interação social. Estudos no âmbito internacional apontam que quase 1% da população possui algum Transtorno do Espectro do Autismo, no Brasil isso pode significar algo em torno de 1,9 milhão de pessoas.

Com o intuito de fomentar governo e sociedade a discutir e repensar a situação das pessoas com autismo sob a ótica dos direitos humanos a Organização das Nações Unidas decretou o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo.

Para a deputada Rachel Marques o apoio às famílias e um acompanhamento multidisciplinar podem ajudar às pessoas com autismo a desenvolverem seu potencial. A parlamentar afirma que o preconceito ainda tem sido um grande entrave. “Muitas pessoas ainda desconhecem o que é o autismo, e é muito importante que no ambiente escolar e na sociedade em geral as pessoas tenham acesso ou busquem informação sobre o autismo para que estejam conscientes do seu papel em relação ao tema”, avalia.

Foram convidados para debater o tema, conselhos, secretarias estaduais e municipais e movimentos que tratam o tema.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Site Rachel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário