quarta-feira, 14 de março de 2012

Escândalo dos Banheiros: ex-secretário e gestores condenados a ressarcir verbas



O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou nesta terça-feira (13) o ex-secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo, e outros gestores públicos a ressacir os cofres estaduais em um dos processos do chamado Escândalo dos Banheiros. A decisão determina um valor de aproximadamente R$ 164 mil e também envolve representantes de uma associação comunitária.
O caso se refere à construção de kits sanitários em localidades de Quixadá, no Sertão Central, a cerca de 160 quilômetros de Fortaleza. Um levantamento do TCE encontrou irregularidades no convênio entre a Secretaria das Cidades e a Associação Comunitária Sítio Novo.

A relatora do caso, conselheira Soraia Victor, explicou ao Jangadeiro Online nesta quarta-feira (14) que os envolvidos têm 30 dias para apresentar defesa ou, antecipadamente, devolver os valores. A decisão envolve além Joaquim Cartaxo dois servidores à época da Secretaria das Cidades – nas áreas de habitação e administrativo-finaceiro – e um servidor à época da Companhia de Água e Esgoto do Ceará na área de Obras do Interior. Também estão na lista dirigentes e membros do conselho fiscal da associação.
“Todos foram considerados responsáveis”, disse a conselheira. “Diferente dos casos em que não houve construção de banheiros, neste caso houve porém as construções, mas estavam em desacordo com o projeto”, completou. Uma das irregularidades encontradas, segundo o TCE, foi superfaturamento.
Em decisão anterior, também no TCE, o atual secretário das Cidades, Camilo Santana, e outras pessoas foram condenadas a desembolsar ao Estado valores referentes à correção monetária de um contrato com uma associação de Itaitinga, na Grande Fortaleza.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário