quinta-feira, 29 de março de 2012

Fãs deixam flores no altar em missa de 7º dia de Chico Anysio no Ceará


Durante a missa, moradores depositaram rosas brancas no altar da igreja em memória do humorista. (Foto: Gabriela Alves/G1) A cidade natal de Chico Anysio, Maranguape, a 30 km de Fortaleza, homenageou o comediante com uma missa de sétimo dia na manhã desta quinta-feira (29). A cerimônia reuniu centenas de moradores, fãs, humoristas cearenses e políticos na igreja matriz da cidade.  Durante a missa, moradores depositaram rosas brancas no altar da igreja em memória do humorista.
A família foi representada pelo humorista Jader Soares, amigo e fã de Chico. O humorista morreu na última sexta-feira (23) em consequência de uma parada cardiorrespiratória. A dupla de sanfoneiros Sirano e Sirino, filhos também de Maranguape, interpretou a Oração de São Francisco de Assis, santo de devoção do humorista, um dos pontos mais emocionates da cerimônia. "Há 20 anos levamos Chico Anysio para onde a gente passa. Quando nos apresentamos e dissemos que somos de Maranguape, logo falam: 'A terra de Chico Anysio'. Para mim, ele não morreu. Chico é eterno", diz Cirano.


Além das rosas brancas levadas ao altar, humoristas usaram camisas com a imagem de Chico Anysio e levaram a bandeira oficial de Maranguape, uma imagem de São Francisco de Assis e uma réplica do Professor Raimundo, um dos 209 personagens de Chico Anysio e que era do município.
Na frente da Igreja de Nossa Senhora do Pérpeuto Socorro, a Banda de Música de Maranguape tocou o 'Hino ao Músico', tema de abertura dos programas humorísticos do cearense e de autoria de Chico Anysio. No fim da celebração, o humorista Jader Soares se emocionou ao ler o texto "Réquiem para Chico Anysio", do escritor João Soares Neto. A leitura foi um pedido do irmão mais velho de Anysio, Elano Paula, que não pode comparecer à missa.
Exemplo e saudadeMaranguapenses de todas as idades estavam presentes na missa em homenagem ao "conterrâneo mais querido" da cidade. O jovem Alexandre Silva, de 24 anos, leva o exemplo de Chico Anysio. Aos 8 anos, o menino entrou no humor como palhaço de um circo, começou a admirar o talento de Anysio pela televisão e 'tirar a tinta do rosto'. Atualmente, o novo humorista já reúne prêmios, entre eles o trófeu Chico Anysio, dado ao vencedor do Festival de Humor de Maranguape.
"Não tem ninguém que cubra o talento de Chico Anysio. Eu resolvi fazer o que ele sempre fez. Vou alegrar o povo. Fiz uma promessa a ele", diz Alexandre, conhecido na cidade pelo personagem "Rapadura". O artista conta que pensa em fazer mais personagens e que tem toda a inspiração em Anysio. "Já preparei uma homenagem para ele e vou fazê-la em todas apresentações que fizer". 
Autoridades políticas participaram da missa, entre elas o senador e cearense Inácio Arruda (PC do B). O prefeito de Maranguape, George Valetim, anunciou aos presentes que as cinzas de Chico serão lançadas sobre a serra de Maranguape em 12 de abril, dia do aniversário dele e dia do humorista no Ceará. Chico Anysio deixou um testamento pedindo que metade de suas cinzas fossem levadas para a cidade, em que viveu até os sete anos, e a outra metade para o Projac, no Rio de Janeiro.
Cremação
O corpo do humorista Chico Anysio foi cremado na tarde do domingo (25) no Rio de Janeiro. A cerimônia ocorreu no Crematório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária da cidade. Na véspera, mais de cinco mil pessoas compareceram ao velório do comediante no Theatro Municipal, no Centro do Rio.

saiba mais
"Chico Anysio não morreu, está no coração de todos os brasileiros. É feito Pelé. Por isso que vocês viram o povo vindo ao velório, mesmo debaixo de chuva. Teve até gente de muleta passando por aqui. Nada foi mais importante do que esse comparecimento do público", disse André Lucas, filho do comediante na cerimônia de cremação.
Ao longo de 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade. Ele deixou oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
TwitterPoucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados -  do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.








Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário