domingo, 25 de março de 2012

No PV - Equilíbrio no clássico

Clique para Ampliar
Nedo Xavier já tem o time definido para o Clássico-Rei na cabeça, mas só promete revelá-lo minutos antes do jogo de hoje
Clique para Ampliar
PC Gusmão considera o jogo como estratégico para manter as chances de o Vovô terminar a fase classificatória em 1º lugar

Clique para Ampliar
A ausência de vantagem entre Ceará e Fortaleza nos confronto dos últimos anos promete mais um bom jogo
Depois das duas últimas décadas, com Ceará ou Fortaleza dominando amplamente um ao outro em relação a títulos e vitórias em Campeonatos Cearenses (ver quadro), o Clássico-Rei vive uma nova era: a do equilíbrio, que deve ser a tônica do duelo deste domingo, às 16 horas no PV, pela 17ª rodada do Estadual.

De 2010 para cá, ambos ganharam um título, o Leão em 2010, e o Vovô em 2011, e os confrontos são parelhos: quatro vitórias do Ceará, três do Fortaleza e um empate. A única igualdade - em 0 a 0 - foi no primeiro jogo da década. De lá pra cá, sempre houve um vencedor, o último sendo o Leão, no épico jogo vencido por 2 a 1, nos últimos minutos no primeiro jogo entre eles na fase classificatória.

Aquela vitória no PV embalou o Leão, que chegou a estar invicto por 15 jogos do Estadual, mas já vê o Ceará ameaçar sua liderança. Com estão separados por cinco pontos - a diferença já foi de onze -, uma vitória alvinegra reduz para dois a vantagem do Leão, assim como um triunfo tricolor alargaria a distância para oito pontos, praticamente garantindo a 1ª colocação ao time do Pici na fase classificatória.

Embalado
A chegada do técnico PC Gusmão e as vitórias convincentes contra Guarany de Sobral (3 a 1) e Horizonte (3 a 0), deram a confiança necessária ao Vovô para o Clássico-Rei. A primeira colocação ao fim da primeira fase já é um objetivo alcançável e o time chega ajustado para o confronto de logo mais.


Com o retorno do zagueiro Daniel Marques à zaga, o técnico PC Gusmão escalará praticamente a formação que considera ideal para o Alvinegro, exceto por João Marcos, que deve voltar nas próximas rodadas.

A principal arma do time deverá estar nas laterais, com Apodi na direita e Márcio Careca na esquerda, armando as principais jogadas do time.

No Fortaleza, o técnico Nedo Xavier ainda não sabe se mantém Esley no time ou se o troca por Marielson. Pelo Campeonato Cearense, o Fortaleza vem de uma derrota para o Horizonte, mas a vitória sobre o Comercial/PI, devolveu a autoestima ao time para procurar manter a liderança da competição. "O grupo já superou o revés e também segue motivado como o adversário", analisou o lateral-direito Rafinha, que foi poupado do início do jogo contra o Comercial/PI, mas retorna ao time. A equipe de Nedo Xavier mantém a base dos jogos anteriores no Estadual.

Fique por dentro
Vovô dominou nos anos 90; e Leão, nos 2000
O equilíbrio na década atual entre Ceará e Fortaleza não foi visto nas duas últimas. Os anos 90 foram amplamente dominados pelo Vovô: além dos sete títulos conquistados, o Vovô, do carrasco Sérgio Alves, foi superior nos confrontos contra o Leão, que só ganhou dois títulos: em 73 jogos, foram 28 vitórias do Alvinegro, 19 do Fortaleza e 26 empates. Na década, foram nove vitórias a mais do Vovô. Em 1993, o Ceará chegou a vencer seis jogos contra o Leão, empatar dois e não perder nenhum.

A partir do ano 2000, o Leão, liderado por Clodoaldo, virou o jogo, conquistando a hegemonia. De 2000 a 2009, o Fortaleza venceu oito campeonatos - o Vovô dois - e bem mais clássicos. Em 47 jogos, foram 19 vitórias tricolores, nove alvinegras e 19 empates, somando 10 vitórias a mais na década. Entre 2000 e 2001, o time do Pici venceu nove jogos e empatou quatro, não perdendo nenhum.

PC Gusmão resgata confiança alvinegra
Quando o técnico PC Gusmão chegou ao Ceará, encontrou um time sem confiança e a diferença de pontos para o líder Fortaleza era de onze. Mas, uma semana depois, tudo mudou. Além de o clima entre time e torcida ter ficado harmônico, a diferença entre os rivais caiu para cinco pontos, devido à derrota do Leão na rodada passada e o jogo a menos que o Vovô tinha, vencido por 3 a 0 contra o Horizonte.

Assim, a chance de reduzir a diferença ainda mais – para dois pontos em caso de vitória hoje – leva ao técnico a definir o jogo como fundamental. “Trata-se de um jogo chave para nossos objetivos. Como o Fortaleza fez bem sua parte e nós deixamos a desejar em algum momento da competição, existe a necessidade de um campeonato de recuperação. Só a vitória nos dará a chance do primeiro lugar”.

PC explica o porquê da obsessão do Vovô em terminar a fase classificatória em primeiro. “Esperamos por isso. A vantagem é muito significativa, chegar a uma fase final jogando por dois resultados iguais. Mas temos de vencer o Fortaleza e esperar que ele tropece e, além disso, a gente não perca mais”, raciocina.

Sobre a mudança radical no ambiente do clube com sua chegada, PC rechaçou o estigma de salvador da pátria.

“Não me vejo como estrela. Nunca como super-herói ou salvador da pátria. A torcida que me vê como um profissional dedicado, que sua a camisa e luta. Por isso que temos uma identificação muito grande”, comenta o treinador.

Depois de ter recuperado a confiança da torcida, o objetivo agora é estendê-la aos jogadores. “Há três ou quatro rodadas, o time estava sem confiança para executar no jogo o que se fazia nos treinos. Precisamos resgatar a confiança e a segurança desses jogadores. E noto que as vitórias estão resgatando isso, o que pode ser benéfico no clássico”.

Nedo Xavier adota a tática do mistério
Durante cerca de 15 rodadas do Campeonato Cearense, o torcedor do Fortaleza sabia de cor a escalação do time titular. Agora, quando os jogos estão ficando mais difíceis, Nedo resolveu adotar o mistério.

“Só neste domingo, na hora do jogo, é que vocês irão saber qual a definição do Fortaleza. Na minha cabeça, já está tudo definido, mas não vou revelar antes”, escondeu o jogo.

Sabe-se, porém, que ele tem uma dúvida entre Esley e Marielson. O primeiro não está numa boa fase técnica, embora tenha mostrado muito espírito de luta na recomposição do meio campo. No último jogo da equipe, na vitória sobre o Comercial/PI, pela Copa do Brasil, Esley foi criticado por alguns torcedores, mas o técnico já saiu em defesa do atleta. “Estão querendo plantar aqui no Fortaleza uma situação de crítica ao Esley, mas acho que o torcedor é inteligente e sabe da qualidade do atleta. O Esley é desse grupo. Ele marca muito bem, é um dos jogadores que mais rouba bola no time. Agora, por causa de dois passes errados, querem condená-lo. Não se pode pré-julgar um homem dessa maneira”, disse.

Importante
Para o treinador, o jogo de hoje é mais do que uma chance para manter uma liderança tranquila. “Sabemos da responsabilidade da partida, de como ela pode ser decidida nos detalhes, então é um jogo muito bom e são os desse tipo que me marcam”, comentou o técnico do Leão.

Pelos três gols marcados contra o Comercial, o atacante Jailson ganha a posição de Rômulo, formando dupla com Cléo.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste








Nenhum comentário:

Postar um comentário