terça-feira, 20 de março de 2012

Pré-candidatos minimizam sinais de preferência por Elmano




Mesmo com demonstrações de que Elmano é o nome que Luizianne gostaria de lançar à Prefeitura, outros pré-candidatos minimizam fato
Camilo diz que só concorrerá se for candidato de Luizianne
Os sinais de preferência da prefeita Luizianne Lins por seu secretário da Educação, Elmano de Freitas, são vistos com naturalidade pelos outros quatro pré-candidatos do PT a prefeito de Fortaleza.

Até a semana passada, os movimentos pró-Elmano estavam mais relegados a pessoas próximas a prefeita, mas raramente com envolvimento direto dela. Na terça e na quarta-feira, entretanto, Luizianne levou Elmano para encontros com o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Alguns dos que disputam com Elmano a indicação para concorrer à sucessão de Luizianne nem mesmo veem os episódios como demonstração da preferência da prefeita.


Como O POVO divulgou na última sexta-feira, o PT já teria a intenção de começar a enxugar a lista de pré-candidatos. Em breve, a prefeita deverá chamá-los para conversar.

De acordo com o deputado federal Artur Bruno, um dos pré-candidatos, a companhia do secretário da Educação nas articulações foi coincidência. Como Elmano estava em Brasília, a prefeita aproveitou a companhia. Já o parlamentar, excepcionalmente, não foi à capital federal nesta semana, por problemas de saúde.

“Vejo com naturalidade. Elmano Freitas é o secretário da Educação, é dirigente qualificado do nosso partido. Até o momento, a prefeita Luizianne não expressou publicamente nenhuma preferência”, disse.

Segundo ele, a prefeita, que é presidente estadual da sigla, deverá conversar com todas as correntes do partido, com as principais lideranças parlamentares e buscar um nome que seja consenso no PT e que tenha respaldo dos partidos aliados.

Guilherme Sampaio, que também pleiteia ser o escolhido, afirma, por sua vez, que não conversou com a prefeita sobre o assunto, mas também não vê como preferência. “Todos nós sabemos que entre todos os pré-candidatos, Elmano é, talvez, aquele que ainda não seja um quadro conhecido de todas as autoridades e lideranças que participam desse processo”, disse para justificar a presença dele nas articulações.

Sampaio reconhece que Elmano é uma pessoa próxima à Luizianne e, por ser um quadro que precisa ser analisado, ela está na condição de apresentá-lo. “Ela tem liberdade de tomar a decisão que ela considera conveniente”, defende.
 
Candidato da prefeita

Visto como nome que mais contribuiria para o entendimento com o governador Cid Gomes, o secretário estadual das Cidades e também pré-candidato Camilo Santana ressaltou que os jornais vêm noticiando que Elmano é a preferência de Luizianne e, portanto, ele não vê com estranhamento a companhia dele nas articulações. “Claro que quero ser o candidato. Mas só serei se for o candidato dela. E vou me esforçar para conquistá-la como opção para as eleições em Fortaleza”.

Acrísio Sena também diz que não vê problema em Luizianne ter ido conversar com Eunício na companhia de Elmano. “Não é novidade que o governo (administração municipal) se movimenta a favor do Elmano. Está claro que é o nome do governo. E não vejo nenhum problema nisso. Agora, achamos que, mesmo ela (Luizianne) tendo a definição pelo nome do Elmano, existem critérios fundamentais que devem ser levados em consideração”, defende.

Entre os critérios, ele cita a capacidade de agregar todas as correntes de pensamento do partido, manter a aliança, ser referência para os movimentos sociais e ter força nas pesquisas. “É preciso analisar a viabilidade eleitoral de cada um. Esse conjunto de critérios é mais que fundamental”, acredita.

Sem preferência

Elmano também afirma que não há favorecimento por parte da prefeita a ele ou a qualquer pré-candidato. Segundo ele, a presidente estadual da legenda tem agido com equilíbrio.

Ao O POVO, Luizianne também afirmou que não atua como cabo eleitoral de Elmano. Ela argumentou que levou seu secretário da Educação para a conversa com Eunício porque o próprio senador peemedebista, na recente visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará, havia dito à prefeita que Elmano era o único dos pré-candidatos petistas que ele não conhecia.

Segundo ela, os quatro outros já são figuras públicas com mandato e dispensam apresentação.

Quando
ENTENDA A NOTÍCIA

No próximo dia 30, o PT decidirá se fará ou não prévias para escolher o candidato a prefeito de Fortaleza. O grupo de Luizianne é favorável, mas os demais pré-candidatos preferem a definição no encontro de delegados.

Serviço

Diretório Municipal do PT em Fortaleza
Onde: Av. da Universidade, 2056 Benfica
Telefone: (85) 3226 3702
Página na Internet: www.ptfortaleza.org.br



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário